A família no cuidado ao idoso após o acidente por quedas The family in the care process of an elderly after a fall accident

Autores

  • Patricia Mirapalheta Pereira-Llano Faculdade de Enfermagem-Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda dos Santos Faculdade de Enfermagem-Universidade Federal de Pelotas
  • Mônica Canilha Tortelli Rodrigues Faculdade de Enfermagem- Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Aurélio Matos Lemões Faculdade de Enfermagem-Universidade Federal de Pelotas
  • Celmira Lange Faculdade de Enfermagem-Universidade Federal de Pelotas
  • Silvana Sidney Costa Santos Faculdade de Enfermagem-Fundação Universidade de Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4717-4724

Palavras-chave:

Idoso, acidentes por quedas, família

Resumo

Objetivo: conhecer o cuidado familiar dedicado ao idoso após o acidente por quedas.Método:abordagem qualitativa e o método utilizado foi inserção ecológica,fundamentada na Teoria dos Sistemas Ecológicos. Resultados: identificou-se que a família executa um importante papel para recuperação do idoso fragilizado, sendo que ela oferece suporte afetivo necessário para o desenvolvimento desse grupo. As intercorrências que acometem os idosos, nesse caso, o acidente por quedas, faz com que as famílias se aproximem, promovendo, assim, uma reestruturação do vínculo familiar e das atividades desenvolvidas por cada membro constituinte desse núcleo. Conclusão: concluí-seque conhecer o cuidado familiar dedicado ao idoso após acidente por queda instrumentaliza e auxilia os profissionais de saúde a direcionarem seu olhar para além dos indivíduos, buscando compreender a funcionalidade familiar como um componente essencial do planejamento assistencial para o alcance do sucesso terapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Mirapalheta Pereira-Llano, Faculdade de Enfermagem-Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – UFPel.Bolsista da CAPES pelo PPGEnf. . Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) 

Fernanda dos Santos, Faculdade de Enfermagem-Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda e mestre do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – UFPel. Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN).

Mônica Canilha Tortelli Rodrigues, Faculdade de Enfermagem- Universidade Federal de Pelotas

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – UFPel. Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN).

Marcos Aurélio Matos Lemões, Faculdade de Enfermagem-Universidade Federal de Pelotas

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem- UFPel. . Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN).

Celmira Lange, Faculdade de Enfermagem-Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da UFPel, RS, Brasil. Coordenadora da pesquisa. Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces- 

Silvana Sidney Costa Santos, Faculdade de Enfermagem-Fundação Universidade de Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Fundação Universidade de Rio Grande, RS, Brasil.

Publicado

2016-07-15

Como Citar

1.
Mirapalheta Pereira-Llano P, dos Santos F, Canilha Tortelli Rodrigues M, Aurélio Matos Lemões M, Lange C, Sidney Costa Santos S. A família no cuidado ao idoso após o acidente por quedas The family in the care process of an elderly after a fall accident. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 7º de novembro de 2024];8(3):4717-24. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2973

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics