Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students

Autores

  • Anelise Miritz Borges Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daiane Farias da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Marlise Capa Verde de Almeida Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Laurelize Pereira Rocha Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Clarice Alves Bonow Universidade Federal do Pampa
  • Marta Regina Cezar-Vaz Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360

Palavras-chave:

estudantes de enfermagem, educação em enfermagem, saúde do trabalhador, avaliação, enfermagem

Resumo

OBJETIVO: Identificar como os acadêmicos de enfermagem avaliam o processo de ensino-aprendizagem utilizado na disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde do Trabalhador e a importância da disciplina à formação acadêmica. MÉTODO: Pesquisa quantitativa, descritiva desenvolvida com acadêmicos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande que cursaram a referida disciplina. Foi utilizado instrumento autoaplicável com questões fechadas organizadas em Escala de Likert, abordando três categorias: objetivos da disciplina, metodologia de ensino e desempenho do professor no processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram quantificados através de análise estatística descritiva. RESULTADOS: Os 78 acadêmicos abordados apontaram a importância da disciplina à atuação profissional e a relação teórico-prática para um aprendizado com qualidade; há necessidade das suas participações na construção da metodologia de ensino. CONCLUSÃO: A avaliação acadêmica, importante instrumento de ensino, permite identificar ações que possam aprimorar a formação e atuação profissional do enfermeiro, inserindo o acadêmico como co-responsável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Miritz Borges, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. 
Mestre em Ciências da Saúde/Enfermagem/UFPel.
Escola de Enfermagem - Universidade Federal de Pelotas/UFPel.
Doutoranda em Enfermagem/FURG
Escola de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Membro do Grupo de Pesquisa LAMSA - Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde.

Daiane Farias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG/Brasil. 

Marlise Capa Verde de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Saúde - FURG. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Saúde - FURG. Enfermeira Técnica do Laboratório de Práticas em Enfermagem e do Laboratório Socioambiental em Saúde do Trabalhador. Membro do Grupo de Pesquisa LAMSA - Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde.

Laurelize Pereira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Saúde - FURG. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) 
Membro do Grupo de Pesquisa LAMSA - Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde.

Clarice Alves Bonow, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande. Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa. Membro do Grupo de Pesquisa LAMSA - Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde.

Marta Regina Cezar-Vaz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo/EERP Ribeirão Preto. Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Pós-Doutora pela London School Hygiene and Tropical Medicine - LSHTM, no Dept of Public Health and Policy Health Services Research Unit HSRU, University of London. Membro suplente no Comitê de Assessoramento de Enfermagem (CA-EF) CNPq, com um mandato de três anos. Pesquisadora 1B do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora Associada IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LAMSA - Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Borges AM, da Silva DF, de Almeida MCV, Rocha LP, Bonow CA, Cezar-Vaz MR. Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(4):1349-60. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics