Nursing diagnoses of disposal area and exchange in patients identified in postoperative

Autores

  • Allyne Fortes Vitor
  • Laísla Alves Moura
  • Jéssica Naiara de Medeiros Araújo
  • Lana Jeórgia Alves Moisés
  • Raianny Alves Costa
  • Raissa Gomes da Costa

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2453-2463

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, Período Pós-Operatório, Motilidade Gastrointestinal, Constipação Intestinal

Resumo

Objetivo: Caracterizar os diagnósticos de enfermagem do domínio Eliminação e Troca, da taxonomia NANDA-I em pacientes no período pós-operatório internados em um hospital universitário, localizado no município de Natal-RN. Método: Tratou-se de um estudo descritivo, do tipo transversal, cuja amostra foi constituída por 80 pacientes. A coleta de dados ocorreu em novembro e dezembro de 2012, por meio de anamnese, exame físico e aplicação de um formulário elaborado com base nos domínios da Taxonomia da NANDA-I. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa CAAE 07614812.6.0000.5537. Resultados: Os diagnósticos identificados foram: Motilidade gastrintestinal disfuncional (55,8%), Constipação (20,9%) e (23,3%) apresentaram os dois diagnósticos. Conclusão:Dessa forma, é importante que os enfermeiros adotem intervenções resolutivas referentes ao domínio Eliminação e Troca para os pacientes em pós-operatório de maneira a proporcionar uma assistência adequada.Descritores: Diagnóstico de Enfermagem, Período Pós-Operatório, Motilidade Gastrointestinal, Constipação Intestinal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allyne Fortes Vitor

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica.

Laísla Alves Moura

Enfermeira. Mestranda em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica.

Jéssica Naiara de Medeiros Araújo

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal (RN), Brasil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica. 

Lana Jeórgia Alves Moisés

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal (RN), Brasil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica. 

Raianny Alves Costa

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal (RN), Brasil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica. 

Raissa Gomes da Costa

Enfermeira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal (RN), Brasil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

1.
Vitor AF, Moura LA, Araújo JN de M, Moisés LJA, Costa RA, Costa RG da. Nursing diagnoses of disposal area and exchange in patients identified in postoperative. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 19º de abril de 2024];7(2):2453-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3553

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics