Knowledge and practice of nurses about the cancer of penis

Autores

  • Luana da Silva Costa UNINOVAFAPI
  • Juliana Kelly Ferreira Teixeira UNINOVAFAPI
  • Susane de Fátima Ferreira Castro UNINOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2781-2795

Palavras-chave:

ENFERMAGEM, SAÚDE DO HOMEM, CÂNCER DE PÊNIS

Resumo

Objetivo: Descrever e analisar o conhecimento e a prática do enfermeiro da estratégia saúde da família sobre o câncer de pênis. Método: Pesquisa qualitativa, de campo, exploratória, caráter descritivo, realizada nas unidades básica de saúde, da regional leste de Teresina-PI, nos meses de agosto e setembro de 2013. Os sujeitos foram 10 enfermeiras responderam um roteiro semiestruturado e analisado a partir do agrupamento das falas em categorias temáticas. Resultado: A pesquisa explana a carência de conhecimento sobre o câncer de pênis por parte dos enfermeiros da atenção básica, apresentando prática fragmentada, descontextualizada das necessidades do homem como um ser holístico. Conclusão: A estratégia saúde da família configura um cenário de conhecimento acerca do câncer de pênis repleto de lacunas, o que exige reflexões que possam contribuir para a construção de uma atenção integral e integrada à saúde do homem. Descritores: Enfermagem, Saúde do homem, Câncer de Pênis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana da Silva Costa, UNINOVAFAPI

ESTUDANDO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, SEGUE O DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM NA AREA DE SAÚDE DO HOMEM.

Juliana Kelly Ferreira Teixeira, UNINOVAFAPI

ESTUDANDO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, SEGUE O DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM NA AREA DE SAÚDE DO HOMEM.

Susane de Fátima Ferreira Castro, UNINOVAFAPI

Enfermeira do Hospital Getúlio Vargas, Mestre em Políticas Públicas. Professora do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí, Teresina (PI), Brasil.

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Costa L da S, Teixeira JKF, Castro S de FF. Knowledge and practice of nurses about the cancer of penis. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 18º de abril de 2024];7(3):2781-95. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3806

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics