Pessoas com deficiências e tipos de barreiras de acessibilidade aos serviços de saúde - revisão integrativa / Disabled people and types of barriers to the accessibility of health services – integrative review

Autores

  • Lívia Mara de Araújo Instituto Superior de Teologia Aplicada -INTA
  • Antonia Eliana de Araújo Aragão Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA
  • Keila Maria de Azevedo Ponte Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA/ Santa Casa de Misericórdia de Sobral
  • Lourdes Claudênia Aguiar Vasconcelos Instituto Superior de Teologia Aplicada -INTA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.549-557

Resumo

Objetivo: Analisar os tipos de barreiras de acessibilidade das pessoas com deficiências aos serviços de saúde, através das publicações online nos anos 2003-2013. Métodos: Trata-se de revisão integrativa apresentada por meio de seis etapas. Ao se aplicar os critérios de inclusão: texto completo disponível, base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Base de Dados de Enfermagem, assunto principal pessoas com deficiência, idioma português, publicações dos anos de 2003-2013 e tipo de documento em artigo, emergiram 26 artigos. Desses, 13 foram analisados, 02 não abordavam sobre tipos de barreiras de acessibilidade aos serviços de saúde e 11 estavam repetidos. Resultados: Categorias emergentes foram as barreiras arquitetônicas, atitudinais, organizacionais. Conclusão: As barreiras de acessibilidade podem influenciar negativamente na busca das PcD aos serviços de saúde.

Descritores: Pessoas com deficiência, Acesso aos serviços de saúde, Estruturas de acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Mara de Araújo, Instituto Superior de Teologia Aplicada -INTA

Graduação em Enfermagem pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA. Especialista em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. 

Antonia Eliana de Araújo Aragão, Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1984) mestrado (2004) e doutorado (2010) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, coordenadora do curso de enfermagem do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA)

Keila Maria de Azevedo Ponte, Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA/ Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Enfermeira Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2015). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo PPCCLIS-UECE (2011). Especialista em Enfermagem Cardiovascular pela UECE (2008). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) (2004). Atualmente, Gestora de pesquisa e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades INTA em Sobral-CE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Cuidadores do Coração no Curso de Enfermagem das Faculdades INTA. Diretora Adjunta do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Coordenadora regional da Rede Universitária de TeleMedicina (RUTE) da SIG Enfermagem em Terapia Intensiva.

Lourdes Claudênia Aguiar Vasconcelos, Instituto Superior de Teologia Aplicada -INTA

Mestrado em Gerontologia pela Universidade de Aveiro-Portugal (2016), Especialização em Gerontologia- Faculdades INTA (2015), Especialista em Educação Profissional da Área da Saúde: Enfermagem / FIOCRUZ / ENSP, Especialização em Enfermagem Médico-Cirúgica - UECE. Atualmente, assessora de pro-diretoria de estagios do Instituto Superior de Teologia Aplicada(INTA) e professora titular do Instituto Superior de Teologia Aplicada(INTA)

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
de Araújo LM, de Araújo Aragão AE, de Azevedo Ponte KM, Aguiar Vasconcelos LC. Pessoas com deficiências e tipos de barreiras de acessibilidade aos serviços de saúde - revisão integrativa / Disabled people and types of barriers to the accessibility of health services – integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(2):549-57. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4950

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics