The Motherhood Experiences and the Conception of Mother- Baby Interaction: Interfaces Between Primiparous Adult Mothers and Adolescents / As Vivências da Maternidade e a Concepção da Interação Mãe-Bebê: Interfaces Entre as Mães Primíparas Adultas e Adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.655-663

Palavras-chave:

Maternidade, Relação Mãe-bebe, Gravidez

Resumo

Objetivo: Compreender as interfaces das vivências relacionadas à primeira experiência de mães adolescentes e adultas, buscando identificar a construção da interação mãe-bebê. Método: Estudo exploratório, descritivo, qualitativo, com participação de onze mães primíparas, do município de Chapecó/SC. Para a coleta de dados foi utilizado questões semiestruturadas e as participantes foram identificadas pelo nome de borboletas. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados: Mudanças profundas na forma de viver das mães primíparas, como: alterações físicas, preocupações com a imagem, maior responsabilidade, tristeza, alegria, medo, distanciamento de amigos, brusca alteração no modelo de vida, e para a adolescente mãe, também o abandono escolar e dificuldades com o cuidado da criança. Conclusão: No que tange às implicações da maternidade, algumas mães adolescentes sentem-se despreparadas para desempenhar a maternidade, por terem pouca idade, porém, acreditam não haver diferenciação entre seus sentimentos com os de uma mãe adulta e primípara. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Zanettini, Universidade de Passo Fundo

Enfermeira, Residente em Cardiologia na Universidade de Passo Fundo. Integrante do Grupo de Estuda e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS. Passo Fundo, RS – Brasil.

Ângela Urio, Universidade Federal da Fronteira Sul

Discente de Enfermagem do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Integrante do Grupo de Estuda e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS. Chapecó, SC - Brasil.

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira, Doutora em Ciências, Docente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS. Chapecó, SC - Brasil.

Daniela Savi Geremia, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva, Docente curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS. Chapecó, SC - Brasil.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Zanettini A, Urio Ângela, Barros de Souza J, Savi Geremia D. The Motherhood Experiences and the Conception of Mother- Baby Interaction: Interfaces Between Primiparous Adult Mothers and Adolescents / As Vivências da Maternidade e a Concepção da Interação Mãe-Bebê: Interfaces Entre as Mães Primíparas Adultas e Adolescentes. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 19º de março de 2024];11(3):655-63. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6647

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics