Teaching the systematization of the nursing care in an undergraduate course / O ensino sobre a sistematização da assistência de enfermagem em um curso de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.11724

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Processo de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: compreender a percepção de estudantes de um curso de graduação em enfermagem sobre o ensino da sistematização da assistência de enfermagem. Método: pesquisa de métodos mistos, realizada com 156 estudantes de um curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Foi utilizado um questionário estruturado e, posteriormente, dez estudantes selecionados aleatoriamente foram entrevistados, sendo utilizado um roteiro semiestruturado. Resultados: os estudantes revelaram ter segurança e conhecimento para implementar a sistematização da assistência de enfermagem e entendem sua importância para a autonomia, segurança e visibilidade profissional, além de avaliar positivamente a forma com que o ensino sobre a temática é desenvolvido na instituição. Conclusão: compreende-se que práticas positivas e metodologias ativas devem ser potencializadas durante a graduação, sendo necessário esforço coletivo que forneça meios para o desenvolvimento da sistematização da assistência de enfermagem.

 

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Biografia do Autor

Pablo Gustavo Oliveira Silva, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras

Enfermeiro pela Escola de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte -  Campus Timbiras, pós-graduando em gestão em saúde pública e enfermagem do trabalho, servidor público federal da UFMG, onde atua no Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital das Clínicas da UFMG. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Medicina Intensiva da Faculdade de Medicina da UFMG . Membro do Núcleo de Pesquisa em Processo de Cuidado e Saúde em Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras. Atua nas linhas de pesquisa, educação e inovação em saúde, saúde do trabalhador e epidemiologia. Possui formação técnica em Segurança do Trabalho.

Marcus Luciano de Oliveira Tavares, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras

Enfermeiro graduado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Especialista em Saúde Pública (2017). Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (2020). Mestre em Saúde e Enfermagem, área de concentração "Saúde e Enfermagem", na linha de pesquisa "Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Agravos" pela Escola de Enfermagem da UFMG (2018). Doutorando em Saúde e Enfermagem, na linha de pesquisa "Epidemiologia, políticas e práticas em saúde das populações". Professor do curso de graduação em Enfermagem e da Pós-graduação da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Pesquisador nas áreas de Saúde Pública, Saúde Mental e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Pitágoras de BH.

Ana Maria de Freitas Pinheiro, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). É professora de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Desde 2006 é Coordenadora do Curso de Graduação e dos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Tem 19 anos de experiência clínica na área de Enfermagem, com ênfase em Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Metodologia da Assistência, Saúde do Adulto, Urgência e Emergência e Terapia Intensiva Adulto. Foi Coordenadora de Enfermagem de Centros de Terapia Intensiva Adulto em Belo Horizonte por 12 anos. Coautora dos livros de Sistematização da Assistência de Enfermagem em 2008, 2010 e 2019. Coautora do livro de Semiologia Bases clínicas para o processo de enfermagem (2017).

Dara Luiza Reis, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras

Discente do curso de graduação em enfermagem na Escola de Enfermagem da Faculdade Pitágoras Campus Timbiras de Belo Horizonte/MG. Estagiou efetivamente nas áreas de Segurança do Paciente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Gestão em Saúde. Durante a graduação atua como monitora acadêmica das disciplinas de Semiologia e Sistematização da Assistência de Enfermagem, adquirindo interesse em diversas linhas de estudo nessas áreas.

Aline Patrícia Rodrigues da Silva, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (2005). Especialista em Terapia Intensiva Adulto pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2023-03-08 — Atualizado em 2023-06-30

Versões

Como Citar

1.
Silva PGO, de Oliveira Tavares ML, de Freitas Pinheiro AM, Reis DL, Rodrigues da Silva AP. Teaching the systematization of the nursing care in an undergraduate course / O ensino sobre a sistematização da assistência de enfermagem em um curso de graduação. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de junho de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];15:e-11724. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11724

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