Invasive blood pressure: is Youtube a platform for sharing controlled information for nurses? / Pressão arterial invasiva: o youtube é uma plataforma que compartilha informações confiáveis para enfermeiros?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13085

Palavras-chave:

Pressão arterial Monitorização hemodinâmica; Fonte de informação; Enfermeiras e enfermeiros; Segurança do paciente.

Resumo

Objetivo: identificar a qualidade e confiabilidade das informações sobre a pressão arterial invasiva abordadas em vídeos do YouTube. Método: pesquisa descritiva e exploratória com vídeos do YouTube sobre pressão arterial invasiva, identificados em busca única no dia 23 de fevereiro de 2023. Os vídeos foram organizados em uma lista de reprodução e submetidos à análise utilizando a ferramenta Discern Questionnaire para a qualidade educacional do vídeo e a Journal of American Medical Association Benchmarks para a confiabilidade e qualidade da informação e realizada análise estatística descritiva simples. Resultados: elencou-se 62 vídeos publicados há dois anos, dos quais 93,55% apresentaram qualidade educacional dos vídeos ruim, 6,45% moderada, demonstrando 70,97% baixa confiabilidade das informações e 32,25% citaram informações incompatíveis com a ciência. Conclusão: os vídeos encontrados na plataforma do YouTube apresentaram lacunas relacionados ao conteúdo de pressão arterial invasiva demonstrando não ser uma fonte confiável de respaldo para aprendizado do enfermeiro.

 

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Biografia do Autor

Maria Betina Leite de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em enfermagem pela Universidade Uniderp (2017). Atualmente integra na qualidade de estudante o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria e Saúde Mental - NEPPSm, do(a) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Integrou na qualidade de voluntário, a equipe responsável pela execução da Ação de Extensão "Ações Assistenciais de Enfermagem em Saúde Mental", realizado pelo Instituto Integrado de Saúde da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Com ênfase na área de Saúde Mental e Saúde da Mulher. Residente do Programa Multiprofissional de Atenção ao Paciente Crítico - UFMS.

Elaine Cristina Fernandes Baez Sart, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), Especialização em Urgência e Emergência pela UFMS, Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade Rede Pró Centro-Oeste UFMS. Atualmente é Professora Adjunto A do curso Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Gestão e Assistência de Enfermagem, com ênfase em Urgência e Emergência, Saúde do Adulto, Semiologia e Semiotécnica e Processo de Enfermagem.

Muriel Fernanda de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Mestre pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atua nas seguintes temáticas: Simulação Realística, Fundamentos de Enfermagem, Doenças crônicas, Urgência e Emergência. Experiência como enfermeira voluntária no Hospital Universitário Regional de Maringá, no setor de Clínica Médica e Pediatria (2012). Enfermeira do Hemocentro, Pronto Atendimento e Emergência do Hospital Universitário de Maringá (2012-2016), enfermeira do Advanced Trauma Life Support (ATLS) núcleo Maringá/Pr (2015-2017); enfermeira do setor de pediatria, maternidade e semi intensivo pediátrico da Santa Casa de Misericórdia de Maringá (2015); Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdades Alvorada no município de Maringá (2015); Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) (2017 - 2019), Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2019 - 2021). Docente do Curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário Integrado / Habilidades Médicas e disciplina de Simulação Realística - Campo Mourão (2021). Atualmente Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Cursando Especialização em Docência na Educação Superior em Saúde (Centro Educacional Integrado/ Paraná). Membro do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos em Saúde da Criança, Adolescente e Família". Preceptora da Liga Acadêmica de Habilidades Médicas e Simulação Realística (LAHRS) do Curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário Integrado. Preceptora da Liga Acadêmica de Enfermagem no Trauma (LAET) do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Filiada à Sociedade Brasileira de Simulação na Saúde (SOBRASSIM), desde 2023.

Ingrid Moura de Abreu, Universidade Federal do Piauí

Professora da graduação no curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) / Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS. Doutora e Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGENF/UFPI). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Membro do grupo de pesquisa em Segurança do Paciente e Sistematização da Assistência de Enfermagem (GPESP-SAE / UFPI-CNPq). Experiência na área da Enfermagem, atuando nos seguintes temas: Segurança do paciente, Sistematização da assistência de enfermagem, Processo de enfermagem, Saúde da pessoa Idosa, Saúde coletiva.

Aline Barbieri, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda na área de enfermagem, concentrado na linha de pesquisa o Cuidado em Saúde e Enfermagem do programa de mestrado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, sobre orientação da professora Verusca Soares de Souza. Especialista em Enfermagem em Cardiologia, Terapia Intensiva Neonatal pela AMIB/ABENT e Enfermagem UTI. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí - FAFIPA. Atualmente é Enfermeira do Hospital Santa Casa de Paranavaí do Núcleo de Segurança do Paciente e Serviço de Segurança e Qualidade - NSP/SGQ. Atua na vice coordenação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante (CIHDOTT). Faz parte do corpo docente no curso de Enfermagem bacharelado da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) desde 2015 como professora colaboradora, atualmente atua na disciplina de Enfermagem no Cuidado Perioperatório. Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde (NEPEMAAS). Possui experiência na área de Assistência de Enfermagem no Cuidado ao Paciente Crítico (Adulto, Pediatrico e Neonatal), Enfermagem em perioperatório e CME, Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, Gerenciamento de Enfermagem e Segurança do Paciente.

Verusca Soares de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, Enfermeira pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí. Tem experiência na área Hospitalar e no Suporte Avançado de Vida. Na pesquisa, atua principalmente com as temáticas: gestão do cuidado à saúde e segurança do paciente. Membro do grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa, Prática e Ensino em Gestão em Saúde (NUPPEGES UEM/CNPq). Contato: veruscasoares@gmail.com

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Publicado

2024-04-11 — Atualizado em 2024-04-17

Versões

Como Citar

1.
Leite de Lima MB, Fernandes Baez Sart EC, de Lima MF, Moura de Abreu I, Barbieri A, Soares de Souza V. Invasive blood pressure: is Youtube a platform for sharing controlled information for nurses? / Pressão arterial invasiva: o youtube é uma plataforma que compartilha informações confiáveis para enfermeiros?. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 17º de abril de 2024 [citado 2º de maio de 2024];16:e-13085. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13085

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Artigo Original

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