PSYCHOSOCIAL ASPECTS INVOLVED IN THE SERVICE OF THE EMERGENCY PATIENT VICTIM OF VIOLENCE:REPRESENTATIONS OF NURSING TEAM
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2593-2599Palavras-chave:
Enfermagem em emergência, Violência, Saúde ocupacionalResumo
Objetivo: Este estudo visa analisar as representações da equipe de enfermagem sobre os aspectos psicossociais envolvidos no atendimento de emergência ao paciente vítima de violência. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com a equipe de enfermagem de uma emergência de um hospital público do Rio de Janeiro, estando baseada no Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os aspectos psicossociais emergentes do discurso dos enfermeiros sobre o atendimento de emergência ao paciente vítima de violência foram: agilidade para manutenção da vida, incômodo pela forma como a equipe de enfermagem é tratada pelo paciente e/ou acompanhantes e preocupação com a própria segurança. Conclusão: As emoções presentes nas equipes de enfermagem que atuam com pacientes vítimas de violência são silenciadas, banalizadas e muitas vezes justificada pelo ritmo acelerado de trabalho próprio do setor de emergência. Inexistem políticas institucionais ou atitudes administrativas propiciadoras de um ambiente sócio-emocional seguro para o trabalho de enfermagem. Descritores: Enfermagem em emergência, Violência, Saúde ocupacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.