Nascimento prematuro e assistência pré-natal: revisão integrativa à luz de Canguilhem Premature birth and prenatal care: integrative review in the light of Canguilhem

Autores

  • Rosana Rosseto de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Silvana Sidney Costa Santos Universidade Federal do Rio Grande
  • Emiliana Cristina Melo Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Robsmeire Calvo Melo Zurita Universidade Estadual de Maringá
  • Thais Aidar de Freitas Mathias Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4616-4622

Palavras-chave:

nascimento prematuro, assistência pré-natal, filosofia em enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar pesquisas que relacionam o nascimento prematuro com a assistência pré-natal, refletindo essa relação por meio dos escritos de Canguilhem. Método: Revisão integrativa de literatura a partir de busca nas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde, no período de 2007 a 2011, com seleção final de seis artigos. Resultados: A relação entre nascimento prematuro e assistência pré-natal refere-se ao número insuficiente de consultas de pré-natal, ausência ou qualidade insuficiente do atendimento. A prematuridade e a assistência pré-natal devem ser consideradas como um todo único, com a consideração da concepção ampliada da assistência que se estende do paradigma biológico à subjetividade dos sujeitos. Conclusão: A partir dos conceitos de normal e patológico, espera-se contribuir para mudança de foco, do profissional de saúde, da gestação para a gestante, não menosprezando aspectos clínicos e biológicos, mas considerando a mulher em sua singularidade, subjetividade e inserção no contexto social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Rosseto de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá/PR, Brasil. 

Silvana Sidney Costa Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande/RS, Brasil. 

Emiliana Cristina Melo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá/PR, Brasil. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil

Robsmeire Calvo Melo Zurita, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá/PR, Brasil. 

Thais Aidar de Freitas Mathias, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professor Associado do Departamento de Enfermagem – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Universidade Estadual de Maringá/PR, Brasil.

Publicado

2016-07-15

Como Citar

1.
Oliveira RR de, Santos SSC, Melo EC, Zurita RCM, Mathias TA de F. Nascimento prematuro e assistência pré-natal: revisão integrativa à luz de Canguilhem Premature birth and prenatal care: integrative review in the light of Canguilhem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 19º de novembro de 2024];8(3):4616-22. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3149

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics