Assistência ao pré-natal e as práticas desenvolvidas pela equipe de saúde: revisão integrativa Prenatal care and practices developed by the health team: integrative review
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.279-288Palavras-chave:
Cuidado Pré-Natal, Pessoal de Saúde, Saúde da Mulher, RevisãoResumo
Objetivo: Apreender as práticas comumente desenvolvidas na estratégia saúde da família durante o pré-natal e quais os profissionais envolvidos nessa dinâmica. Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com abrangência temporal entre os anos de 2001 e 2012, nas bases de dados SciELO e no Portal de Periódicos CAPES a partir dos descritores: saúde da mulher, cuidado pré-natal e pessoal de saúde. Resultados: Observou-se que alguns artigos enfatizam o trabalho do enfermeiro em detrimento ao trabalho multidisciplinar o que desvela a dificuldade na integração das práticas em equipe e que o foco da assistência é quase exclusivamente de caráter técnico, sendo demonstrado que os aspectos mais relevantes para a qualidade das ações durante o pré-natal são referentes ao número de consultas, exames e vacinas. Conclusão: É imprescindível que os profissionais de saúde trabalhem na perspectiva da multidisciplinaridade, na qual o cuidado prestado a gestante aconteça de forma integral e complementar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.