Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado em saúde mental em domicílio: uma abordagem qualitativa Perception of nursing students on mental health home-care: a qualitative approach
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4255-4268Palavras-chave:
Ensino, Enfermagem, Percepção, Saúde mental, Visita domiciliar.Resumo
Objetivo: Compreender a percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado em saúde mental em domicílio, realizado por meio de atividades de extensão universitária. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 14 acadêmicos de enfermagem. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, áudio-gravadas e tratados conforme análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os dados resultaram em três categorias: “A Extensão Universitária em Saúde Mental como Oportunidade para o Crescimento Pessoal e Acadêmico”, “Reformulando Conceitos de Cuidado por meio da Extensão Universitária em Saúde Mental”, “A Extensão Universitária em Saúde Mental como Facilitadora do Cuidado Humanizado”. Conclusão: Os acadêmicos compreendem a extensão universitária como uma maneira de adquirir conhecimentos e habilidades diversificadas, por terem a oportunidade de operacionalizar uma aproximação eficaz com a família e com o cotidiano da Pessoa com Transtorno Mental (PTM).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.