Interrelationship of health education actions in the context of the family health strategy: nurses’ perceptions Inter-relação das ações de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1139-1144Palavras-chave:
Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Enfermeiras e Enfermeiros.Resumo
Objetivo: Conhecer as percepções do enfermeiro acerca da inter-relação das ações de educação em saúde no contexto da estratégia saúde da família. Método: Estudo de cunho qualitativo numa abordagem descritivo-exploratório com 15 enfermeiros da zona urbana de um município maranhense. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão através do parecer Nº 974.947. Resultados: Foram divididos em categorias: atividades educativas desenvolvidas na estratégia saúde da família; repercussão das ações sobre a comunidade; dificuldades e estratégias inerentes as ações educativas; autoavaliação do enfermeiro enquanto educador em saúde. Conclusão: A ação educativa se constitui em atividade inerente ao trabalho do enfermeiro, cujas ações estão inter-relacionadas em torno de um objetivo comum, a promoção da saúde da população. Descritores: Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Enfermeiras e Enfermeiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.