Interrelationship of health education actions in the context of the family health strategy: nurses’ perceptions Inter-relação das ações de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro

Autores

  • Francilene de Sousa Vieira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Nytale Lindsay Cardoso Portela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Gleciane Costa de Sousa Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Ederson dos Santos Costa Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Deboráh Éllen Pinheiro Oliveira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Maria de Jesus Lopes Mousinho Neiva Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1139-1144

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Enfermeiras e Enfermeiros.

Resumo

Objetivo: Conhecer as percepções do enfermeiro acerca da inter-relação das ações de educação em saúde no contexto da estratégia saúde da família. Método: Estudo de cunho qualitativo numa abordagem descritivo-exploratório com 15 enfermeiros da zona urbana de um município maranhense. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão através do parecer Nº 974.947. Resultados: Foram divididos em categorias: atividades educativas desenvolvidas na estratégia saúde da família; repercussão das ações sobre a comunidade; dificuldades e estratégias inerentes as ações educativas; autoavaliação do enfermeiro enquanto educador em saúde. Conclusão: A ação educativa se constitui em atividade inerente ao trabalho do enfermeiro, cujas ações estão inter-relacionadas em torno de um objetivo comum, a promoção da saúde da população. Descritores: Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Enfermeiras e Enfermeiros.

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Biografia do Autor

Francilene de Sousa Vieira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Discente de Enfermagem na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Nytale Lindsay Cardoso Portela, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família; e Enfermagem do Trabalho. Mestranda em Epidemiologia em Saúde Pública pela Fiocruz. Assistencialista na Unidade de Saúde da Família Santa Maria, São João do Sóter - MA.

Gleciane Costa de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Discente de Enfermagem na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Ederson dos Santos Costa, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Discente de Enfermagem na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Deboráh Éllen Pinheiro Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Discente de Enfermagem na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Maria de Jesus Lopes Mousinho Neiva, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Enfermeira. Mestre em Enfermagem.Professor Auxiliar I da Universidade Estadual do Maranhão.

Publicado

2017-10-31

Como Citar

1.
de Sousa Vieira F, Cardoso Portela NL, Costa de Sousa G, dos Santos Costa E, Pinheiro Oliveira D Éllen, Lopes Mousinho Neiva M de J. Interrelationship of health education actions in the context of the family health strategy: nurses’ perceptions Inter-relação das ações de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de outubro de 2017 [citado 28º de dezembro de 2024];9(4):1139-44. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5911

Edição

Seção

Artigo Original

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