Tuberculosis/HIV coinfection associated factors regarding the 2001-2011 timeframe / Fatores associados à coinfecção tuberculose/HIV no período 2001-2011

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1026-1031

Palavras-chave:

Tuberculose, Coinfecção, Comorbidade, Infecções por HIV, Epidemiologia

Resumo

Objetivo: Analisar os fatores associados à coinfecção Tuberculose/HIV e determinar a prevalência máxima e mínima da positividade do teste anti-HIV entre casos de tuberculose no Maranhão, no período de 2001 a 2011. Métodos: Estudo transversal realizado mediante consulta aos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Para identificar associações, utilizou-se a regressão de Poisson com ajuste robusto da variância. Resultados: A prevalência da coinfecção Tuberculose/HIV foi de 15,1%. Na análise bruta, as associações significativas para coinfecção foram sexo masculino, faixas etárias de 20-39 anos e de 40-59 anos, escolaridade inferior a 8 anos, entrada por transferência e encerramento por abandono/óbito. Na análise ajustada, sexo masculino, faixa etária de 29 a 30 anos, escolaridade inferior a 8 anos e encerramento por abandono/óbito permaneceram associados à coinfecção. Conclusão: Foi observada alta taxa de coinfecção Tuberculose/HIV no Estado do Maranhão e associações com diversos fatores relacionados à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Bogéa Pereira, Universidade Federal do Maranhão - Campus Pinheiro/Professor Assistente

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro.

Daniel Lemos Soares, Universidade Federal do Maranhão - Campus Pinheiro/Professor Assistente

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro.

Tereza Cristina Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Bióloga. Doutora em Saúde Coletiva. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Vanessa Emille Carvalho de Sousa Freire, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Visitante do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Arlene de Jesus Mendes Caldas, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Patologia Humana. Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2018-10-04

Como Citar

1.
Pereira LFB, Soares DL, Silva TC, Sousa Freire VEC de, Caldas A de JM. Tuberculosis/HIV coinfection associated factors regarding the 2001-2011 timeframe / Fatores associados à coinfecção tuberculose/HIV no período 2001-2011. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 28º de abril de 2024];10(4):1026-31. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6308

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics