The nurse’s perception of playing and the impact of these practices in pediatric assistance / A percepção do enfermeiro sobre o brincar e o impacto dessa prática na assistência pediátrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7415

Palavras-chave:

criança hospitalizada, enfermagem pediátrica, jogos e brinquedos.

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção do enfermeiro sobre o brincar e o impacto dessa prática na assistência pediátrica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, por meio de uma entrevista semiestruturada, durante o período de maio a agosto de 2017. Resultados: Participaram do estudo 10 enfermeiros. A partir das entrevistas com os profissionais foi possível a apreensão de duas categorias: A percepção do enfermeiro sobre o brincar no processo de recuperação infantil e as dificuldades encontradas pela enfermagem na realização de atividades lúdicas. Conclusão: Diante da amplitude que reveste o cuidado à criança, os profissionais afirmam frequente­mente, não possuírem tempo suficiente para desenvolver qualquer atividade lúdica. Ressaltaram, assim, a importância de haver um número adequado de profissionais frente a demanda de trabalho, considerando a complexidade da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aclênia Maria Nascimento Ribeiro, Faculdade IESM

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem. Faculdade IESM

Eullâynne kassyanne Cardoso Ribeiro, FACULDADE IESM

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem. Faculdade IESM

Luciana Stanford Baldoino, FACULDADE IESM

Enfermeira. Mestre em Ciências da Educação. Professora da Faculdade IESM.

Ariane Gomes dos Santos, - Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Piauí - IFPI - Faculdade IESM

Enfermeira.  Doutora em Enfermagem UFPI. Enfermeira IFPI, Coordenadora do curso de Enfermagem Faculdade IESM.

Referências

Cunha GL, SILVA LF. Lúdico como recurso para o cuidado de enfermagem pediátrica na punção venosa. Rev RENE [Internet]. 2012 [acesso em 2016 feb 17]; 13 (5). Available at: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/49

Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefícios da utilização do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado à criança hospitalizada. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2010 [acesso em 2016 feb 17]; 31 (2): 247 – 53. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472010000200007

Dias JJ, Silva APC, Freire RLS, Andrade ASA. A experiência de crianças com câncer no processo de hospitalização e no brincar. REME REv Min Enferm [Internet]. 2013 [acesso em 2016 jan 25]; 17 (3): 608 – 13. Available at: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/676

Simões Júnior JS, Costa RMAA. Construção do brinquedo terapêutico: subsídios para o cuidar em enfermagem pediátrica. Ver Pesqui Cuid é Fundam (Online) [Internet]. 2010 [acesso em 2016 jan 25]; (2): 728 – 31. Available at: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/viewFile/1107/pdf_269

Silva ACM, Silva MA. As contribuições da arte lúdica do restabelecimento da saúde humana. Estudos [Internet]. 2012 [acesso em 2016 jan 25]; 39 (4): 469 – 80. Available at: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/2661

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: ed. Atlas, 2010.

Dyniewicz AM. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. São Caetano do Sul: ed. Difusão Editora, 2009.

Nascimento WG. Humanização da equipe de enfermagem no contato com a criança e a família através do lúdico: um relato de experiência. Rev da Universidade do Rio Verde [Internet]. 2016 [acesso em 2016 jan 25]; 14 (1): 113 – 21. Available at: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2438

Simioni GB, Almeida J, Silva LF, Leite TAS, Zavarize SF, Martelli A. A influência do lúdico no processo de hospitalização infantil: a visão do palhaço. Arch Health Invest [Internet]. 2017 [acesso em 2016 jan 25]; 6 (1): 5 – 9. Available at: http://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1773

Nicola GDO, Freitas HMB, Gomes GC, Costenaro RGS, Nietshe EA, Ilha S. Cuidado lúdico à criança hospitalizada: perspectiva do familiar cuidador e equipe de enfermagem. Rev Pesqui Cuid é Fundam ( Online) [Internet]. 2014 [acesso em 2016 feb 17]; 6 (2): 703 – 15. Available at: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/viewFile/3079/pdf_1269

Silva ACM, Silva MA. As contribuições da arte lúdica do restabelecimento da saúde humana. Estudos [Internet]. 2012 [acesso em 2016 jan 25]; 39 (4): 469 – 480. Available at: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/2661

Malaquias TSM, Baena JA, Campos APS, Moreira SRK, Baldissera VDA, Higarashi IH. O uso do brinquedo durante a hospitalização infantil: saberes e práticas da equipe de enfermagem. Ciênc Cuidado e Saúde [Internet]. 2014 [acesso em 2016 jan 25]; 13 (1): 97 – 103. Available at: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/21802

Brito LS, Perinotto ARC. O brincar como promoção à saúde: a importância da brinquedoteca hospitalar no processo de recuperação de crianças hospitalizadas. Rev. Hospitalidade [Internet]. 2014 [acesso em 2016 jan 25]; 11 (2): 291 – 315. Available at: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/557

Depianti JRB, Silva LF, Monteiro ACM, Soares RS. Dificuldades da enfermagem na utilização do lúdico no cuidado à criança com câncer hospitalizada. Rev pesqui cuid fundam (Online) [Internet]. 2013 [acesso em 2016 jan 27]; 6 (3): 1117- 27. Available at: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3356/pdf_1366

Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Ribeiro AMN, Ribeiro E kassyanne C, Baldoino LS, Santos AG dos. The nurse’s perception of playing and the impact of these practices in pediatric assistance / A percepção do enfermeiro sobre o brincar e o impacto dessa prática na assistência pediátrica. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];12:1017-21. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7415

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics