Educational technologies for cardiopathy / Tecnologias educativas direcionadas à cardiopatas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8625

Palavras-chave:

Enfermagem, Doenças cardiovasculares, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: identificar as tecnologias utilizadas por enfermeiros no processo educativo de pessoas com cardiopatia no ambiente hospitalar. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados virtuais Pubmed, Scielo e Lilacs. Foram selecionados dez publicações e ao final, foi realizado uma análise dos estudos selecionados a fim de identificar sua relevância e aplicabilidade. Resultados: verifica-se a grande diversidade de tecnologias elaboradas e implementadas, variando entre programas educativos com a utilização de vídeos, questionários e instrumentos, programas de rastreamento, de acompanhamento após alta hospitalar, encontros grupais e momentos educativos direcionados aos pacientes no ambiente da pesquisa. Conclusão: foi identificado uma grande variedade de tecnologias utilizadas por enfermeiros no processo educativo de pessoas com cardiopatia no ambiente hospitalar, o que contribui para diminuição do tempo de internação hospitalar, menores índices de reinternações e reincidências por Doenças Cardiovasculares, atuando ainda na reabilitação cardiovascular do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Sinara Farias, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará.

Lúcia Fátima Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora, Universidade Estadual do Ceará.

Aurilene Lima Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora, Universidade Estadual do Ceará.

Lia Furtado Barros, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará.

Hugo Souza Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará.

Graduando em enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará.

Referências

World Health Organization. Cardiovascular disease. 2017. [Access on 09 Nov, 2018]. http://www.who.int/cardiovascular_diseases/en/2017.

Souza ACC, Moreira TMM, Borges JWP. Tecnologias educacionais desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular em adultos: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP (online) [internet periodical]. 2014 [Access on 17 Apr, 2017]; 48(5): 944-51. http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n5/pt_0080-6234-reeusp-48-05-944.pdf

Ercole FF, Melo LS, Alcoforado CLGC. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Rev Min Enferm (online) [internet periodical]. 2014 [Access on 17 Apr, 2017]; 18(1): 1-260. http://10.5935/1415-2762.20140001

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20140001

Galdeano LE, Furuya RK, Delacio MCB, Dantas RAS, Rossi LA. Semantic validation of Cardiac Patients Learning Needs Inventory for Brazilian and Portuguese. Rev Gaúcha Enferm (online) [internet periodical]. 2011 [Access on 17 Apr, 2017]; 32(3): 602-610. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472011000300024

https://doi.org/10.1590/S1983-14472011000300024

PMid:22165410

Ni K, Chao Y, Xue X. An empowerment health education program for children undergoing surgery for congenital heart diseases. Journal of Child Health Care (online) [internet periodical]. 2016 [Access on 17 Apr, 2017]; 20(3): 354 - 364. https://10.1177 / 1367493515587057

https://doi.org/10.1177/1367493515587057

PMid:26105060

Bonin CDB, Santos RZ, Ghisi GLM, Vieira AM, Amboni R, Benneti M. Construção e validação do questionário de conhecimentos para pacientes com insulficiência cardíaca. Arq. Bras. Cardiol (online) [internet periodical]. 2014 [Access on 12 Apr, 2017]; 102(4). http://dx.doi.org/10.5935/abc.20140032

https://doi.org/10.5935/abc.20140032

PMid:24652054 PMCid:PMC4028939

Siudak Z, Pers M, Dusza K, Franczak I, Zegzda A, Bechta M, et al. The efficacy of an education-based secondary outpatient prevention programme after acute coronary syndrome hospitalisations and treatment in Poland. The Patient Club initiative. Kardiologia Polska. 2016; 74(2): 185-91.

https://doi.org/10.5603/KP.a2015.0225

PMid:26596897

Li F, Guo J, Nakagawa AS, Takahashi LK, Renaud J. O Impacto da Intervenção de Transição Kaua'i Care nas Taxas de Readmissão Hospitalar. Am J Manag Care (online) [internet periodical]. 2015 [Access on 12 Apr, 2017]; 21(10): 560-66. <http://www.ajmc.com/journals/issue/2015/2015-vol21-n10/the-impact-of-kauai-care-transition-intervention-on-hospital-readmission-rates/P-1#sthash.Mwonmtj5.dpuf>

Hwang SY, Kim JS. Risk Factor-tailored Small Group Education for Patients with First-time Acute Coronary Syndrome. Asian Nurs Res (Korean Soc Nurs Sci) (online) [internet periodical]. 2015 [Access on 13 Apr, 2017]; 9(4): 291-97. http://10.1016 / j.anr.2015.07.005

https://doi.org/10.1016/j.anr.2015.07.005

PMid:26724237

Sadeghi B, Walling AM, Romano PS, Ahluwalia SC, Ong MK. A Hospital-Based Advance Care Planning Intervention for Patients withHeart Failure: A Feasibility Study. J Palliat Med. 2016; 19(4): 451-55.

https://doi.org/10.1089/jpm.2015.0269

PMid:26862682 PMCid:PMC4827309

Huber D, Henriksson R, Jakobsson S, Stenfors N, Mooe T. Implementação de intervenção preventiva secundária telefônica após síndrome coronariana aguda (SCA): taxa de participação, razões para não participação e sobrevida em 1 ano. Ensaios (online) [internet periodical] 2016. [Access on 12 Apr, 2017]; 1(85). http://10.1186 / s13063-016-1203-x

Chaves G, Britez N, Munzinger J, Uhlmann L, Gonzalez G, Oviedo G, et al. Educação para um Estilo de Vida Saudável Melhora Sintomas e Fatores de Risco Cardiovasculares - Estudo AsuRiesgo. Arq. Bras. Cardiol (online) [ internet periodical] 2015. [Access on 12 Apr, 2017]; 104 (5). http://dx.doi.org/10.5935/abc.20150021

https://doi.org/10.5935/abc.20150021

Tsao PC, Shiau YS, Chiang SH, HO HC, Liu YL, Chung YF, et al. Desenvolvimento de um programa de triagem neonatal para doença cardíaca congênita crítica (CCHD) em taipei. PLoS One. 2016; 11(4).

https://doi.org/10.1371/journal.pone.0153407

PMid:27073996 PMCid:PMC4830600

Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Farias MS, Silva LF, Silva AL, Barros LF, Pinheiro HS. Educational technologies for cardiopathy / Tecnologias educativas direcionadas à cardiopatas. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];12:525-30. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8625

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics