Advice of nurses of basic attention on educational practices for teenagers / Discurso dos enfermeiros da atenção básica acerca das práticas educativas aos adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8979

Palavras-chave:

Adolescentes, Enfermeiras e enfermeiros, Atenção primária à saúde, Educação em saúde, Tecnologia educacional

Resumo

Objetivos: analisar os discursos dos enfermeiros da Atenção Básica acerca das práticas educativas voltadas para os adolescentes. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado com enfermeiros das Unidades Básicas de saúde da cidade de Cajazeiras. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e analisadas por meio da Análise do Discurso. Resultados: os enfermeiros discursaram a impregnação de ações voltadas para sexualidade e drogas, com métodos verticalizados, no entanto começa a emergir a necessidade de utilizar novos recursos metodológicos, capazes de desenvolver o interesse dos jovens, e observar o contexto social ao qual o sujeito está inserido, com o objetivo de educar não para controlar, mas educar para libertar. Considerações Finais: as metodologias utilizadas pelos enfermeiros na educação em saúde para os adolescentes ainda estão fincadas na utilização de palestras, deste modo torna-se necessário novas pesquisas de cunho intervencionista que apontem uma orientação adequada para práticas educativas direcionadas aos adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mike Douglas Lopes Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeiro pela Universidade Federal de Campina Grande.

Ariane Moreira Coelho, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande.

Mayara Evangelista de Andrade, Programa de Pós graduação em Enfermagem pela UFPB.

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Enfermagem obstétrica e em Docência do Ensino Superior. Mestranda do Programa de Pós graduação em Enfermagem pela UFPB. 

Petra Kelly Rabelo de Sousa Fernandes, Centro Universitário FAMETRO

Enfermeira. Mestra e doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Centro Universitário FAMETRO.

Marcelo Costa Fernandes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro pela Universidade Estadual do Ceará. Docente da Universidade Federal de Campina Grande. Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde – LATICS.

Referências

Organização Mundial de Saúde (OMS). Saúde para os adolescentes do mundo: uma segunda chance na segunda década. Geneva, 2014. 20 p.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.

Forte PAC, Ribeiro H. Saúde Global em tempos de globalização. Saúde Soc [Internet]. 2014 [cited 2019 Fev 12]; 23(2):366-75. Available from: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v23n2/010 4-1290-sausoc-23-2-0366.pdf

Alves MJH, Albuquerque GA, Silva AS, Belém JM, Nunes JFC, Leite MF, et al. Fatores envolvidos na adesão de estudantes adolescentes à estratégia de saúde da família. Sanare [Internet]. 2016 [cited 2019 Fev 12];15(2):37-46. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/arti cle/view/1036/582

Orlandi EP. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11 ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.

Gomes AMT. O desafio da análise do discurso: os dispositivos analíticos na construção de estudos qualitativos. R Enferm UERJ [Internet]. 2006 [cited 2019 Fev 20]; 14(4): 620-6. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v14n4/v14n4a20.pdf

Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, Heidemann ITSB. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2013 [cited 2019 Fev 20]; 22(1): 224-30. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_27

Junqueira MAB, Santos FCS. A educação em saúde na Estratégia Saúde da Família sob a perspectiva do enfermeiro: uma revisão de literatura. Rev. Ed. Popular [Internet]. 2013 [cited 2019 Mar 06]; 12(1): 66-80. Available from:

http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20301/12514

Oliveira MB, Cavalcante EGR, Oliveira DR, Leite CEA, Machado MFAS. Educação em saúde como prática de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Rev Rene [Internet]. 2013[cited 2019 Mar 06]; 14(5): 894-903. Available from: http://www.redalyc.org/html/3240/324028789005

Oliveira DM de, Santos AMX dos, Paula AM de, Silva EA, Ribeiro L, Mendonça ET. Concepções e práticas de educação em saúde: perspectiva de enfermeiros da estratégia saúde da família. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2016 [cited 2019 Mar 10]; 10(11): 3901-10. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/11471/13313

Miranda CPV, Mororó RM, Rocha SMBS, Teodósio TBT, Silva MAM, Viana RS. Educação em saúde e sexualidade: experiência com adolescentes do programa de erradicação do trabalho infantil. Sanare [Internet]. 2017 [cited 2019 Mar 10]; 16(02): 103-108. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1184

Ferreira MA, Leandro GB, Fernandes MC, Rolim ALG, Andrade ME de. Educational Technologies in adolescente empowerment about depression. Journal of Nursing UFPE on line [Internet]. 2019 [cited 2019 Mar 20]; 13(1): 25-280. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/237881

Lemos ICS, Miranda MLF, Matias LVR, Lédio MF, Alves ACP, Marques SF, et al. Tecnologia educativa para trabalhar a sexualidade de adolescentes no contexto escolar. R. Interd [Internet]. 2015 [cited 2019 Mar 20]; 8(3): 110-118. Available from: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/738/pdf_242

Silva DML, Carreiro FA, Mello, R. Tecnologias educacionais na assistência de enfermagem em educação em saúde: revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [cited 2019 Abr 07]; 11(2): 1044-51. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/13475/16181

Silva APS, Alexandre HG, Almeida PC de, Ximenes LB , Fernandes AFC. Efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa na detecção precoce do câncer de mama. Rev Rene [Internet]. 2017 [cited 2019 Abr 07]; 18(3): 404-11. Available from: http://periodicos.ufc.br/rene/article/download/20074/30723

Carvalho AT, Oliveira MG. Nietsche EA, Teixeira E, Medeiros HP, organizadores. Tecnologias cuidativo-educacionais: Uma possibilidade para o empoderamento do (a) enfermeiro (a)? Porto Alegre (RS): Moriá; 2014. Rev Rene [Internet]. 2014 [cited 2019 Abr 17]; 15(1):185-6 Available from: http://periodicos.ufc.br/rene/article/download/3114/2388

Figueira MCS; Leite TMC.; Silva EM. Educação em saúde no trabalho de enfermeiras em Santarém do Pará, Brasil. Rev Bras Enferm [Internet]. 2012 [cited 2019 Abr 22]; 65(3): 414-9. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Acioli S, David HMSL, Faria MGA. Educação em saúde e a enfermagem em saúde coletiva: reflexões sobre a prática. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2012 [cited 2019 Abr 22]; 20(4): 533-6. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/5695/4152

Publicado

2021-05-13 — Atualizado em 2021-06-01

Versões

Como Citar

1.
Fernandes MDL, Coelho AM, Andrade ME de, Fernandes PKR de S, Fernandes MC. Advice of nurses of basic attention on educational practices for teenagers / Discurso dos enfermeiros da atenção básica acerca das práticas educativas aos adolescentes. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de junho de 2021 [citado 27º de dezembro de 2024];13:378-83. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8979

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics