Advice of nurses of basic attention on educational practices for teenagers / Discurso dos enfermeiros da atenção básica acerca das práticas educativas aos adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8979Palavras-chave:
Adolescentes, Enfermeiras e enfermeiros, Atenção primária à saúde, Educação em saúde, Tecnologia educacionalResumo
Objetivos: analisar os discursos dos enfermeiros da Atenção Básica acerca das práticas educativas voltadas para os adolescentes. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado com enfermeiros das Unidades Básicas de saúde da cidade de Cajazeiras. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e analisadas por meio da Análise do Discurso. Resultados: os enfermeiros discursaram a impregnação de ações voltadas para sexualidade e drogas, com métodos verticalizados, no entanto começa a emergir a necessidade de utilizar novos recursos metodológicos, capazes de desenvolver o interesse dos jovens, e observar o contexto social ao qual o sujeito está inserido, com o objetivo de educar não para controlar, mas educar para libertar. Considerações Finais: as metodologias utilizadas pelos enfermeiros na educação em saúde para os adolescentes ainda estão fincadas na utilização de palestras, deste modo torna-se necessário novas pesquisas de cunho intervencionista que apontem uma orientação adequada para práticas educativas direcionadas aos adolescentes.
Downloads
Referências
Organização Mundial de Saúde (OMS). Saúde para os adolescentes do mundo: uma segunda chance na segunda década. Geneva, 2014. 20 p.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
Forte PAC, Ribeiro H. Saúde Global em tempos de globalização. Saúde Soc [Internet]. 2014 [cited 2019 Fev 12]; 23(2):366-75. Available from: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v23n2/010 4-1290-sausoc-23-2-0366.pdf
Alves MJH, Albuquerque GA, Silva AS, Belém JM, Nunes JFC, Leite MF, et al. Fatores envolvidos na adesão de estudantes adolescentes à estratégia de saúde da família. Sanare [Internet]. 2016 [cited 2019 Fev 12];15(2):37-46. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/arti cle/view/1036/582
Orlandi EP. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11 ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.
Gomes AMT. O desafio da análise do discurso: os dispositivos analíticos na construção de estudos qualitativos. R Enferm UERJ [Internet]. 2006 [cited 2019 Fev 20]; 14(4): 620-6. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v14n4/v14n4a20.pdf
Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, Heidemann ITSB. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2013 [cited 2019 Fev 20]; 22(1): 224-30. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_27
Junqueira MAB, Santos FCS. A educação em saúde na Estratégia Saúde da Família sob a perspectiva do enfermeiro: uma revisão de literatura. Rev. Ed. Popular [Internet]. 2013 [cited 2019 Mar 06]; 12(1): 66-80. Available from:
http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20301/12514
Oliveira MB, Cavalcante EGR, Oliveira DR, Leite CEA, Machado MFAS. Educação em saúde como prática de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Rev Rene [Internet]. 2013[cited 2019 Mar 06]; 14(5): 894-903. Available from: http://www.redalyc.org/html/3240/324028789005
Oliveira DM de, Santos AMX dos, Paula AM de, Silva EA, Ribeiro L, Mendonça ET. Concepções e práticas de educação em saúde: perspectiva de enfermeiros da estratégia saúde da família. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2016 [cited 2019 Mar 10]; 10(11): 3901-10. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/11471/13313
Miranda CPV, Mororó RM, Rocha SMBS, Teodósio TBT, Silva MAM, Viana RS. Educação em saúde e sexualidade: experiência com adolescentes do programa de erradicação do trabalho infantil. Sanare [Internet]. 2017 [cited 2019 Mar 10]; 16(02): 103-108. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1184
Ferreira MA, Leandro GB, Fernandes MC, Rolim ALG, Andrade ME de. Educational Technologies in adolescente empowerment about depression. Journal of Nursing UFPE on line [Internet]. 2019 [cited 2019 Mar 20]; 13(1): 25-280. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/237881
Lemos ICS, Miranda MLF, Matias LVR, Lédio MF, Alves ACP, Marques SF, et al. Tecnologia educativa para trabalhar a sexualidade de adolescentes no contexto escolar. R. Interd [Internet]. 2015 [cited 2019 Mar 20]; 8(3): 110-118. Available from: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/738/pdf_242
Silva DML, Carreiro FA, Mello, R. Tecnologias educacionais na assistência de enfermagem em educação em saúde: revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [cited 2019 Abr 07]; 11(2): 1044-51. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/13475/16181
Silva APS, Alexandre HG, Almeida PC de, Ximenes LB , Fernandes AFC. Efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa na detecção precoce do câncer de mama. Rev Rene [Internet]. 2017 [cited 2019 Abr 07]; 18(3): 404-11. Available from: http://periodicos.ufc.br/rene/article/download/20074/30723
Carvalho AT, Oliveira MG. Nietsche EA, Teixeira E, Medeiros HP, organizadores. Tecnologias cuidativo-educacionais: Uma possibilidade para o empoderamento do (a) enfermeiro (a)? Porto Alegre (RS): Moriá; 2014. Rev Rene [Internet]. 2014 [cited 2019 Abr 17]; 15(1):185-6 Available from: http://periodicos.ufc.br/rene/article/download/3114/2388
Figueira MCS; Leite TMC.; Silva EM. Educação em saúde no trabalho de enfermeiras em Santarém do Pará, Brasil. Rev Bras Enferm [Internet]. 2012 [cited 2019 Abr 22]; 65(3): 414-9. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Acioli S, David HMSL, Faria MGA. Educação em saúde e a enfermagem em saúde coletiva: reflexões sobre a prática. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2012 [cited 2019 Abr 22]; 20(4): 533-6. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/5695/4152
Publicado
Versões
- 2021-06-01 (2)
- 2021-05-13 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.