Hiv prevention in the school context: what we have and what we want

Autores

  • Sandra Aparecida de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB; FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE
  • Jordana de Almeida Nogueira
  • Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro
  • Anne Jacqueline Roque Barrêto
  • Daiane Medeiros da Silva
  • Luipa Michele Silva

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i5.60-70

Palavras-chave:

HIV, Transmissão, Adolescente, Educação sexual.

Resumo

Objetivos: identificar os conteúdos relativos à sexualidade que vem sendo trabalhados no ambiente escolar e analisar a compreensão de escolares quanto ao modo de transmissão e prevenção ao HIV/Aids. Método: estudo descritivo, tipo inquérito, realizado com 54 alunos do nono ano do segundo segmento do ensino fundamental de duas escolas municipais de João Pessoa- PB. Dados analisados no Software Statistica 9.0 da Statsoft. Resultados: Na Escola A, privilegiou-se aspectos relacionados à higiene do corpo (44,0%). Na Escola B, evidenciou-se prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (58,6%), infecção pelo HIV/Aids (51,7%) e  uso de preservativo(44,8%). Conclusão: A informação direcionada ao cuidado de si deve extrapolar os limites preventivistas e higienistas, incorporando metodologias extensivas, inclusivas e reflexivas, que favoreçam a experiência para uma sexualidade profícua e consequente redução da vulnerabilidade ao HIV/Aids.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB; FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE

Enfermeira, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - PPGENF-UFPB, docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE. Membro do Núcleo de Estudos em HIV/Aids, Saúde e Sexualidade - NEHAS/UFPB. Especialista em gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Especialista em Saúde Mental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP. Atua nas áreas de saúde, coletiva, com especial atenção à saúde da mulher, nas questões relacionadas a gênero e sexualidade e prevenção ao HIV.

Publicado

2014-12-01

Como Citar

1.
Almeida SA de, Nogueira J de A, Trigueiro DRSG, Barrêto AJR, Silva DM da, Silva LM. Hiv prevention in the school context: what we have and what we want. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 15º de junho de 2024];6(5):60-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4505

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics