Perfil higiênico-sanitário de panificadoras em Petrolina, PE
Resumo
Intervenções higienizantes para manipuladores e sanitizantes para superfícies, quando frequente e adequada, antecedente ao manuseio em preparações alimentícias, pode propiciar a confecção de alimentos inócuos, especialmente quando esta cadeia contempla a disposição de condições favoráveis às estratégias higiênico-sanitárias. Com isso, o trabalho teve como objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias de panificadoras localizadas em uma cidade do Médio Vale do São Francisco. A avaliação foi realizada através da aplicação de uma lista de verificação de boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos baseada nas RDC 216/2004, RDC 275/2002 e Portaria nº 888/2021, ANVISA e adaptação de alguns itens do roteiro para auto-avaliação em padarias da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (2008). Também foram realizadas análises microbiológicas da água, pão de forma, superfícies ou utensílios de contato direto com alimentos/bebidas prontos(as) para consumo. Os resultados demonstraram que nenhuma das panificadoras avaliadas foi classificada no grupo I (76-100%) de itens adequados. A panificadora I apresentou o maior percentual de adequação, obtendo um índice de 50 % de itens conformes, classificando-se no grupo II, as demais apresentaram índices inferiores a 50% enquadrando-se no grupo III. Dos itens avaliados, os que apresentaram o maior índice de não conformidade foram os relacionados às matérias-primas, seguidos da área física, higienização e produção. Diante dos resultados encontrados, evidencia-se que a maioria dos estabelecimentos analisados não estão em conformidade com a legislação vigente, sendo necessário uma atenção maior quanto às condições em que os alimentos são produzidos e comercializados nesses estabelecimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.