ESTADO NUTRICIONAL E SINTOMAS GASTROINTESTINAIS DE PACIENTES COM CÂNCER EM RADIOTERAPIA
Abstract
Objetivando avaliar estado nutricional e sintomas gastrointestinais em indivíduos com câncer, realizou-se um estudo transversal observacional retrospectivo, com pacientes em radioterapia no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, em 2019-2020. As variáveis de interesse foram obtidas da anamnese nutricional e do prontuário eletrônico dos pacientes. Para avaliação do estado nutricional e dos sintomas gastrointestinais utilizou-se a Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente. A análise de dados foi realizada por análise descritiva e analítica, e as associações segundo o teste qui-quadrado de Pearson (p<0,05). A aioria dos 93 pacientes avaliados era idoso (61,3%), homem (55,9%) e, de cor branca (68,8%). Encontrou-se maior prevalência dos cânceres de trato gastrointestinal (26,9%), sem metástase (75,3%); 65,6% fizeram também quimioterapia, 48,4% cirurgia, e 86,7% haviam realizado até 15 sessões de radioterapia. A maioria dos pacientes apresentava desnutrição (54,8%), sendo xerostomia (43,0%), disfagia (38,7%) e náusea (34,4%) os sintomas gastrointestinais mais prevalentes. Não houve associação significativa entre estado nutricional e realização de quimioterapia (p=0,654), e entre estado nutricional e número de sessões de radioterapia já realizadas (p=0,804). A maioria dos pacientes apresentava algum grau de desnutrição, além de sintomas gastrointestinais, entretanto o tratamento não influenciou para a ocorrência de ambos nesta amostra.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.