Cirurgia bariátrica, transtornos alimentares e nutrição comportamental: associações possíveis
Abstract
A cirurgia bariátrica é adotada como tratamento recomendado para pacientes com obesidade mórbida. Na tentativa da perda de peso ser mais satisfatória, é necessária a avaliação de alterações no comportamento alimentar e a presença de transtornos alimentares, favorecendo a adesão ao tratamento nutricional. O objetivo do presente trabalho foi analisar a importância da abordagem da nutrição comportamental no tratamento da obesidade em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, com a presença de alterações no comportamento alimentar e/ou diagnosticados com transtornos alimentares. Foi realizada revisão bibliográfica narrativa e analisados artigos científicos de revistas especializadas, livros didáticos e monografias sobre o assunto em questão. Foram acessados os materiais científicos na base de dados: Scielo, Portal Periódico CAPES e PUBMED. Os resultados obtidos apontaram que alterações no comportamento alimentar e o transtorno de compulsão alimentar são observados em pacientes bariátricos e que precisam ser identificados e tratados no pré e pós-operatórios para diminuir o risco de complicações da cirurgia e garantir o sucesso do tratamento da obesidade. Concluiu-se que a nutrição comportamental pode ser uma estratégia para auxiliar na mudança de comportamentos alimentares inadequados e transtornos alimentares e pode ser explorada pelo profissional nutricionista que faz parte da equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.