FATORES ASSOCIADOS AO EXCESSO DE PESO E RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM MULHERES CLIMATÉRICAS
Abstract
Objetivo: avaliar a frequência de excesso de peso e fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres climatéricas não usuárias de Terapia de reposição hormonal (TRH) e sua associação com sintomatologia climatérica. Métodos: estudo transversal realizado com 48 mulheres, idade entre 40 e 65 anos de uma cidade do Paraná no ano de 2019. Coletou-se dados sociodemográficos, clínicos e antropométricos. Avaliou-se a pressão arterial (PA), presença de síndrome metabólica (SM), perfil bioquímico e hormonal A intensidade dos sintomas climatéricos foi avaliada por meio do Índice Menopausal de Kupperman (IK). Resultados: Observou-se elevada frequência de excesso de peso (54,2%), risco para DCV (52,9%) e de sintomas climatéricos moderados e graves (68,8%). Mulheres que relataram 2 gestações ou mais apresentaram maior frequência de excesso de peso (64,9%) e risco de DCV (62,2%) (p < 0,05). Mulheres com sintomas climatéricos moderados ou graves apresentaram maior frequência de PA acima do recomendado (84,6%) (p= 0,0137). Ainda, verificou-se que mulheres na pós-menopausa apresentaram níveis de colesterol total e LDL-colesterol significativamente elevados comparados às mulheres na pré e perimenopausa (p<0,05). Conclusão: O excesso de peso e o risco para DCV foram frequentes na amostra, especialmente nas mulheres na pós-menopausa e com sintomas climatéricos moderados e graves.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.