MÍDIAS SOCIAIS INFLUENCIAM NA AUTOIMAGEM E NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS
UM ESTUDO DE REVISÃO DA LITERATURA
Abstract
Introdução: A internet é o principal veículo de comunicação da era atual e nelas tem-se as mídias sociais que são o ponto de encontro de pessoas, marcas e empresas. As interações que ocorrem nesse meio podem estabelecer mudanças psicológicas, no comportamento alimentar e na autoimagem das pessoas. Objetivo: Avaliar se o comportamento alimentar e a autoimagem, em indivíduos saudáveis, são influenciados pelo uso das mídias sociais. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, sistematizada, e norteado pela questão “As mídias sociais influenciam o comportamento alimentar e/ou autoimagem de indivíduos saudáveis?”. A pesquisa foi realizada na base de dados MEDLINE, via PubMed, em artigos publicados de 2013 a 2023, orientada pelos descritores em inglês: social media; web media; body image; body shape; eating behavior; feeding-related behavior. Resultados:Um total de 165 estudos foram encontrados e, destes, 8 atenderam aos critérios de elegibilidade, sendo os mesmos realizados na Austrália, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. Conclusão: Essa pesquisa identificou que as mídias sociais exercem influência na autoimagem e comportamento alimentar de indivíduos saudáveis, sendo mulheres jovens as mais influenciadas. A pertinência do tema e o recorrente uso das mídias sociais serve como artifício para que outros estudos possam ser realizados.
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