AUDITORIA MICROBIOLÓGICA E INSPEÇÃO DE BOAS PRÁTICAS EM SERVIÇO DE DELIVERY DE ALIMENTOS LOCALIZADO NA MESORREGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Resumen
Os serviços de alimentação disponibilizados aos comensais através de delivery vem revolucionando o ramo alimentício e se consolidando na rotina dos brasileiros, especialmente após a pandemia de COVID-19. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar a fiscalização sanitária em um restaurante localizado em Petrolina, Pernambuco. Para isto, fez-se a aplicação de um checklist baseado na Resolução de Diretoria Colegiada nº 216/2004 e nº 275/2002, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, enquanto a análise microbiológica foi realizada a partir de amostras coletadas in loco e direcionadas ao laboratório de Nutrição IV na Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, onde os alimentos, a água e as superfícies foram interpretados, respectivamente, conforme a Instrução Normativa nº 60/2019, da ANVISA, Portaria nº 888/2021, do Ministério da Saúde e Freitas et al (2020). A partir da avaliação foi possível diagnosticar que o estabelecimento encontrava-se na classificação de Grupo 1, de acordo com a RDC nº 275, da ANVISA. Contudo, a análise microbiológica constatou índices incontáveis de coliformes totais em tábua de corte, evidenciando a sanitização escassa e precária. Sendo assim, é necessário inserir intervenções profiláticas aos manipuladores de alimentos, a partir da transmissão de boas práticas por capacitação e treinamento ministrado por responsável técnico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.