A EFICÁCIA DA CURCUMINA NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumen
Introdução: A curcumina é um composto polifenólico derivado do rizoma da Cúrcuma Longa, uma planta originária das Índias Orientais conhecida também como açafrão. Possui diversas propriedades farmacológicas, incluindo efeitos antioxidantes, antidiabético, anti-inflamatório, anticarcinogênico e antimicrobiano. O objetivo desse estudo foi verificar a eficácia da curcumina no tratamento oncológico através de uma revisão sistemática. Método: Foram pesquisados artigos científicos em inglês, português e espanhol, sem restrição de tempo, nas bases de dados Pubmed, Lilacs, Scielo e Google Scholar. Resultados: Ao final da pesquisa foram incluídos dezessete artigos. Os principais tipos de câncer encontrados nos estudos em relação à ação da utilização com a curcumina foram: câncer de cabeça e pescoço, mama, estômago, rim, fígado, pulmão, colorretal, ovários e próstata. A quantidade de curcumina utilizada nos estudos variou entre 80 miligramas a 6 gramas por dia, sendo o tempo de administração entre doze horas a doze meses. Conclusões: A curcumina é eficaz na melhora dos sintomas do tratamento oncológico como mucosite oral, dermatite e na melhora da qualidade de vida dos pacientes oncológicos. Dessa forma, são necessários mais estudos clínicos para confirmar a eficácia da curcumina no tratamento oncológico, bem como a dosagem necessária, o tempo de administração e sua melhor biodisponibilidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.