A HORTA ESCOLAR NO ENSINO INFANTIL E A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumen
As hortas nas escolas proporcionam um ambiente favorável ao ensino, promovendo o contato direto dos estudantes com os alimentos por meio de ações de educação alimentar e nutricional, além de ofertar uma diversidade de hortaliças que podem ser usadas na alimentação de alunos e funcionários com a intenção de introduzir alimentos saudáveis e incrementar nutricionalmente as refeições. Se constituem também em importante ferramenta de reconexão, principalmente no cenário alimentar contemporâneo onde há um descolamento do alimento com a natureza. Este trabalho teve como objetivo verificar se a inserção de hortas no ambiente escolar influencia no processo da educação alimentar, para isso foi realizada uma revisão sistemática. A revisão realizada, embora como nas demais revisões, utilize como fonte de dados a literatura sobre um determinado tema, se diferencia da revisão narrativa por procurar evidências relacionadas a uma estratégia de intervenção específica. Com os resultados obtidos observou-se que a presença da horta nas escolas contribuiu para uma maior conscientização sobre alimentação adequada e sustentável; para um maior contato com a diversidade de alimentos ofertados no ambiente escolar; e para o resgate de valores ambientais, sociais e culturais, exercendo uma potente influência no processo de educação alimentar e nutricional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.