UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ABORDANDO AS EVIDÊNCIAS SOBRE O REGANHO DE PESO PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA
Resumen
A Cirurgia Bariátrica (CB) pode ser utilizada no tratamento da obesidade, mas, a longo prazo pode apresentar efeitos não desejáveis, como reganho de peso. O objetivo desta pesquisa foi descrever e verificar a recuperação de peso no paciente submetido ao procedimento cirúrgico, por meio de uma revisão de literatura produzida a partir de Ensaios Clínicos Randomizados (ECR). Trata-se de uma revisão sistemática da literatura elaborada a partir do método PRISMA, e estratégia PICOS para elaboração da questão norteadora. PubMed, Periódicos Capes, Science Direct, SciELO, e LILACS foram utilizadas como bases de dados, descritores: Weight Gain; Obesity; Bariatric Surgery. Resultados: 6 estudos foram selecionados para a revisão. Os poucos estudos ressaltam a escassez de artigos que abordem a temática. O reganho de peso foi maior após 10 quando comparados a 6 e 2 anos da CB, mas não há dados suficientes para afirmar que o ganho de peso é maior em comparação com a linha de base. O reganho de peso variou entre 3kg a quase 9kg. Conclui-se: por mais que a recuperação de peso seja possível após 10 anos da CB, esse peso não ultrapassa o peso da linha de base, mantendo o paciente fora do quadro de obesidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.