Comercialização de jerked beef e charque

uma análise sob a ótica das práticas de rotulagem e de marketing

Autores/as

  • Kássia Giannecchini Mattos Veloso Discente do Curso de Nutrição, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Luciana Helena Maia Porte Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Rinaldini Coralini Philippo Tancredi Departamento de Ciência de Alimentos, Escola de Nutrição, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Alexandre Porte Departamento de Ciência de Alimentos, Escola de Nutrição, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0003-4242-455X

Resumen

Objetivo: Avaliar as práticas de rotulagem e marketing dos produtos cárneos salgados, charque e do jerked beef, destacando a presença e as implicações dos aditivos nitritos e nitratos para a saúde do consumidor.

Métodos: Foram analisadas as práticas de rotulagem de 25 produtos cárneos salgados (jerked beef e charque) disponíveis em três filiais de três distintas grandes redes de supermercados da região metropolitana do município do Rio de Janeiro, avaliando a clareza das informações fornecidas ao consumidor e a conformidade com as legislações vigentes.

Resultados: A análise revelou falta de transparência nas práticas de rotulagem, com 33% dos produtos cárneos salgados contendo nitritos e nitrato e não informados ao consumidor. Observou-se a rotulagem incorreta de jerked beef como charque e a ausência de listas de ingredientes em 67% dos produtos fracionados. A falta de fiscalização rigorosa e a rotulagem inadequada comprometem a capacidade do consumidor de tomar decisões informadas e aumentam os riscos de saúde associados ao consumo de nitritos, nitratos e alto teor de sal.

Conclusão: É necessária a prática de rotulagem e marketing responsável, visando o bem-estar do consumidor. A transparência nas informações dos rótulos é essencial para permitir escolhas alimentares informadas e seguras. Recomenda-se a realização de futuras pesquisas para explorar alternativas de conservação de alimentos e avaliar a percepção do consumidor sobre as práticas de rotulagem e marketing.

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Publicado

2025-08-11