Comercialização de jerked beef e charque
uma análise sob a ótica das práticas de rotulagem e de marketing
Resumen
Objetivo: Avaliar as práticas de rotulagem e marketing dos produtos cárneos salgados, charque e do jerked beef, destacando a presença e as implicações dos aditivos nitritos e nitratos para a saúde do consumidor.
Métodos: Foram analisadas as práticas de rotulagem de 25 produtos cárneos salgados (jerked beef e charque) disponíveis em três filiais de três distintas grandes redes de supermercados da região metropolitana do município do Rio de Janeiro, avaliando a clareza das informações fornecidas ao consumidor e a conformidade com as legislações vigentes.
Resultados: A análise revelou falta de transparência nas práticas de rotulagem, com 33% dos produtos cárneos salgados contendo nitritos e nitrato e não informados ao consumidor. Observou-se a rotulagem incorreta de jerked beef como charque e a ausência de listas de ingredientes em 67% dos produtos fracionados. A falta de fiscalização rigorosa e a rotulagem inadequada comprometem a capacidade do consumidor de tomar decisões informadas e aumentam os riscos de saúde associados ao consumo de nitritos, nitratos e alto teor de sal.
Conclusão: É necessária a prática de rotulagem e marketing responsável, visando o bem-estar do consumidor. A transparência nas informações dos rótulos é essencial para permitir escolhas alimentares informadas e seguras. Recomenda-se a realização de futuras pesquisas para explorar alternativas de conservação de alimentos e avaliar a percepção do consumidor sobre as práticas de rotulagem e marketing.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.
