ACEITAÇÃO DO CARDÁPIO QUANTO AO ÍNDICE DE QUALIDADE DA COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E ACEITAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO OFERECIDA EM UMA ESCOLA DE MARACANAÚ-CE
Résumé
É durante a infância que se formam os hábitos alimentares e o ambiente escolar é dos locais que podem proporcionar o contato e a criação de hábitos alimentares saudáveis. Para garantir esse direito ao estudante, foi criado o Programa Nacional em Alimentação Escolar (PNAE). Com o intuito de garantir alimentação adequada aos escolares o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) criou uma ferramenta para avaliar a alimentação escolar, o Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar (IQ COSAN), que verifica a qualidade de cardápios no âmbito do PNAE. Dessa maneira é de extrema importância avaliar a oferta dos cardápios escolares, por isso o presente estudo tem objetivo de avaliar o cardápio segundo IQ COSAN e verificar a aceitação da alimentação oferecida aos alunos de uma escola em Maracanaú no Ceará. Tratou-se de um estudo do tipo transversal, apresentando caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa. Foi realizada a avaliação do cardápio através do IQ COSAN uma ferramenta que avalia de forma qualitativa a refeição oferecida e utilizado o teste de aceitabilidade que é recomendado pelo PNAE para verificar aceitação do cardápio pelos alunos, sendo aplicado para 169 alunos do ensino médio. Obteve-se assim com a análise do cardápio uma pontuação de 65,13 que o clássica como precisa de melhoras. Já a aceitação da refeição pelos escolares foi abaixo do preconizado pelo PNAE de 85%, atingindo apenas 46,06% de aceitação. Conclui-se que o cardápio deve ser modificado, incluir frutas diariamente, diminuir oferta de alimentos doces, verificar o resto ingesta e buscar incentivar a inclusão de atividades de educação nutricional.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.