ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FIBROSE CÍSTICA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Résumé
Esse estudo teve como objetivo revisar o estado nutricional de crianças e adolescentes com fibrose cística na literatura científica. Utilizando bases de dados como Scielo, Medline, Lilacs e Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, foram analisados nove artigos publicados entre 2004 e 2023. A avaliação do estado nutricional considerou parâmetros como peso, altura, índice de massa corporal, idade, dobras cutâneas, circunferência corporal e absorciometria de duplo feixe de energia. A ingestão alimentar e o consumo de micronutrientes também foram abordados. A maioria dos estudos indicou uma prevalência significativa de eutrofia, mas a desnutrição preocupou em grupos mais velhos. Alguns apresentaram perda de massa muscular, enquanto a ingestão dietética revelou que muitos não atingem as recomendações calóricas ou de nutrientes, incluindo deficiência de gordura. A avaliação dos micronutrientes revelou uma deficiência de ferro sérico em 24,08% dos casos. Conclui-se que a avaliação nutricional é crucial para o manejo eficaz da fibrose cística, destacando a necessidade de abordagem abrangente, incluindo intervenções nutricionais e suporte para melhorar o estado nutricional desses pacientes, especialmente em faixas etárias mais avançadas.
PALAVRAS-CHAVE: Criança, Adolescente, Estado nutricional, Avaliação nutricional, Fibrose Cística.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.