VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

ANÁLISE INTEGRATIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E MAPEAMENTO DA REDE DE TRATAMENTO

Autori

Parole chiave:

Políticas públicas, Mulheres em situação de violência, Dignidade humana

Abstract

Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado intitulada “Lei Maria da Penha e a Subformalização de Crimes sem Violência Física: Ações Estatais Preventivas, Protetivas e Restauradoras”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Neste estudo, o objetivo foi analisar as políticas públicas brasileiras no âmbito da violência doméstica e familiar contra mulheres, avaliando sua efetividade na prevenção, assistência, tratamento e garantia de direitos às vítimas. Dessa forma, procurou-se responder à seguinte questão: como as políticas públicas brasileiras têm atuado na prevenção, assistência, tratamento e garantia de direitos no âmbito da violência doméstica e familiar contra mulheres? Através de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, constatou-se que a falta de serviços responsáveis pelo tratamento da violência contra as mulheres é um dos principais obstáculos à sua formalização, evidenciando uma falha na Rede de atendimento. Conclui-se que é necessário fortalecer e expandir os serviços de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no país, a fim de assegurar seus direitos e promover sua proteção.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Transformação Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (GPDHTS/UNIRIO-CNPq). 

Camila Carvalho Ribeiro , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Advogada. Mestra em Direito pela UFRN. Pesquisadora no Projeto DEFem (UFRN). Pós-graduada em trabalho e processo do trabalho pela Damásio Educacional. Pós-graduada em direito processual pela PUC/MG. Graduada em Direito pela UFRN.

Lorenna Medeiros Toscano de Brito , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Direito pela UFRN. Pós-graduada em Direito Constitucional pelo UNI-RN. Integrante do Grupo de Pesquisa Direito, Estado e Feminismos – UFRN. Integrante do Grupo de Pesquisa Direito e Transformação Social – UNIRIO. Mediadora. Advogada. Advogada voluntária no Projeto Justiceiras.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/violencia_intrafamiliar_cab8.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 ago. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 22 jul. 2023.

BRASIL. Senado Federal. Instituto de Pesquisa DataSenado. Observatório da Mulher contra a Violência. Violência doméstica contra a mulher: pesquisa DataSenado. 2019. Disponível em: https://assets-compromissoeatitude-ipg.sfo2.cdn.digitaloceanspaces.com/2019/12/DataSenado_2019_Relatorio_-Viol%C3%AAncia_Dom%C3%A9stica_e_Familiar_Contra_a_Mulher_v13_Com_Tabelas.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.188, de 28 de julho de 2021. Define o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica como uma das medidas para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, e altera a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), e o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 jul. 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14188.htm. Acesso em: 22 jul. 2023.

FIGUEIRA, Joana Nágila Ribeiro et al. A enfermagem na atenção à saúde da mulher vítima de violência doméstica: revisão integrativa: A enfermagem na atenção à violência doméstica. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 36, p. 14-14, 2023.

GABRIEL, Gisleuda de Araújo; GABRIEL, Gislene Araújo. Análise crítica de práticas sociodiscursivas ideológicas: a institucionalização da violência de gênero contra a mulher na esfera judicial. Ilha do desterro: a journal of language and literature= revista de língua e literatura, v. 75, n. 3, p. 3, 2022.

MACHADO, Juliana Costa et al. Estrutura de pensamento social de agentes comunitárias de saúde sobre violência doméstica contra a mulher. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, p. 1663-1673, 2023.

NÓBREGA, Vannucia Karla de Medeiros et al. Renúncia, violência e denúncia: representações sociais do homem agressor sob a ótica da mulher agredida. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 2659-2666, 2019.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Prevenção da violência sexual e da violência pelo parceiro íntimo contra a mulher: ação e produção de evidência. Genebra: Autor, 2012. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/3661. Acesso em: 22 jul. 2023.

RIBEIRO, Camila Carvalho. Lei Maria da Penha e a subformalização de crimes sem violência física: ações estatais preventivas, protetivas e restauradoras. 2023. 212f. Dissertação (Mestrado em Direito) -Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

RIBEIRO, Camila Carvalho; BRITO, Lorenna Medeiros Toscano de; SIQUEIRA, Mariana de. O perfil da vítima de violência doméstica no Brasil durante a pandemia da covid-19: a incomunicabilidade da dor. In: ABREU, Célia Barbosa; LEITE, Fábio Carvalho; PEIXINHO, Manoel Messias; RANGEL, Tauã lima Verdan; KNOERR, VIVIANE Coêlho de Séllos (Orgs.). Estudos contemporâneos de direitos humanos, v. 1. Curitiba: Editora Clássica, 2023, p. 132-152, p. 140. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1YQ3_P-PxhAlLXDi3yY0qBw716KbAIdPj/view. Acesso em 06 mar. 2023.

Pubblicato

2025-11-24

Come citare

Dantas Pereira, M. ., Carvalho Ribeiro , C. ., & Medeiros Toscano de Brito , L. (2025). VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: ANÁLISE INTEGRATIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E MAPEAMENTO DA REDE DE TRATAMENTO. REVISTA DIREITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, 5(2). Recuperato da https://seer.unirio.br/rdpp/article/view/12861