UMA ANÁLISE DO ASSISTENCIALISMO BRASILEIRO SOB A LUZ DA TEORIA LIBERAL DE FREDERIC BASTIAT

Autori

  • Ana Lídia Dantas de Assunção Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • André Melo Gomes Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fillipe Azevedo Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Parole chiave:

Bastiat, Liberal, Politica Pública, Bolsa Familia, Assistencialismo

Abstract

O presente trabalho trata do estudo da teoria de Frédéric Bastiat e sua consequente aplicação na política assistencialista brasileira, analisando o programa governamental “Bolsa Família”. Nesse contexto, serão abordadas duas obras do economista: “O que se vê e o que não se vê” e “A lei” e, a partir delas, fazer uma análise crítica do modelo de assistencialismo implementado pelo Brasil nos últimos anos. Este artigo, intenta apontar o ônus advindo da referida política: a vulnerabilidade populacional perante o próprio Estado, sob a luz da teoria não-intervencionista de Bastiat, defendendo que o excessivo controle estatal sobre a distribuição de renda e propriedade privada ocasiona o cerceamento do desenvolvimento econômico, intelectual e moral do indivíduo, a partir de um método hipotético-dedutivo. Por fim, este trabalho conclui que o modelo de assistencialismo pátrio deveria ser revisto e mais bem fiscalizado para obter uma maior efetividade de suas ações.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

André Melo Gomes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Ajunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fillipe Azevedo Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Riferimenti bibliografici

BASTIAT, Claude Frédéric. A lei: Uma obra sobre homens, leis e corrupção. São Paulo: Montecristo Editora, 2021.

BASTIAT, Claude Fréderic. O que se vê e o que não se vê. São Paulo: Montecristo Editora, 2021.

Bolsa Família chega a 21,19 milhões de lares e atinge novo patamar de benefício médio: Investimento de R$ 14 bilhões do Governo Federal gera R$ 670,49 por família no programa. Benefício Primeira Infância chega a 8,9 milhões de crianças em todo o país, 17 mil a mais que em março. Gov.br. 14 abr 2023. Disponível em: Bolsa Família chega a 21,19 milhões de lares e atinge novo patamar de benefício médio — Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (www.gov.br). Acesso em: 20 jul. 2023.

CINELLI, Carlos Leonardo Kulnig; ARTBMAR, Rogério. Quando o liberal e o socialista se defrontam: Bastiat, Proudhon e a renda do capital. Estante de Economia Política e História Econômica: 20 dez. 2010. Disponível em: SciELO - Brasil - Quando o liberal e o socialista se defrontam: Bastiat, Proudhon e a renda do capital Quando o liberal e o socialista se defrontam: Bastiat, Proudhon e a renda do capital. Acesso em: 15 jul 2023.

Controladoria Geral da União. Relatório de Avaliação: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome (MDS); Secretaria Nacional de Renda e Cidadania; Exercícios 2021 e 2022. 29 mar 2023. Disponível em: Pesquisa - Relatórios de Auditoria da CGU. Acesso em: 20 jul 2023.

FAGNANI, Lucas Ferraz Helene. A Lei. MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics, v. 4, n. 2, p. 576-578, 2016.

OLIVEIRA, Camila Menezes; LAGE, Matheus Mol Eyer. A ineficácia da democracia brasileira diante da espoliação legal do Auxílio Brasil. MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics. São Paulo, 2022; 10. Disponível em: View of Brazilian democracy's in effectiveness in the face of the legal spoliation of Brazilaid [Auxílio Brasil] (revistamises.org.br). Acesso em: 20 jul 2023.

Pubblicato

2025-11-24

Come citare

Dantas de Assunção, A. L., Melo Gomes Pereira, A. ., & Azevedo Rodrigues, F. . (2025). UMA ANÁLISE DO ASSISTENCIALISMO BRASILEIRO SOB A LUZ DA TEORIA LIBERAL DE FREDERIC BASTIAT. REVISTA DIREITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, 5(2). Recuperato da https://seer.unirio.br/rdpp/article/view/13419