UMA ANÁLISE DO ASSISTENCIALISMO BRASILEIRO SOB A LUZ DA TEORIA LIBERAL DE FREDERIC BASTIAT
Parole chiave:
Bastiat, Liberal, Politica Pública, Bolsa Familia, AssistencialismoAbstract
O presente trabalho trata do estudo da teoria de Frédéric Bastiat e sua consequente aplicação na política assistencialista brasileira, analisando o programa governamental “Bolsa Família”. Nesse contexto, serão abordadas duas obras do economista: “O que se vê e o que não se vê” e “A lei” e, a partir delas, fazer uma análise crítica do modelo de assistencialismo implementado pelo Brasil nos últimos anos. Este artigo, intenta apontar o ônus advindo da referida política: a vulnerabilidade populacional perante o próprio Estado, sob a luz da teoria não-intervencionista de Bastiat, defendendo que o excessivo controle estatal sobre a distribuição de renda e propriedade privada ocasiona o cerceamento do desenvolvimento econômico, intelectual e moral do indivíduo, a partir de um método hipotético-dedutivo. Por fim, este trabalho conclui que o modelo de assistencialismo pátrio deveria ser revisto e mais bem fiscalizado para obter uma maior efetividade de suas ações.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BASTIAT, Claude Frédéric. A lei: Uma obra sobre homens, leis e corrupção. São Paulo: Montecristo Editora, 2021.
BASTIAT, Claude Fréderic. O que se vê e o que não se vê. São Paulo: Montecristo Editora, 2021.
Bolsa Família chega a 21,19 milhões de lares e atinge novo patamar de benefício médio: Investimento de R$ 14 bilhões do Governo Federal gera R$ 670,49 por família no programa. Benefício Primeira Infância chega a 8,9 milhões de crianças em todo o país, 17 mil a mais que em março. Gov.br. 14 abr 2023. Disponível em: Bolsa Família chega a 21,19 milhões de lares e atinge novo patamar de benefício médio — Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (www.gov.br). Acesso em: 20 jul. 2023.
CINELLI, Carlos Leonardo Kulnig; ARTBMAR, Rogério. Quando o liberal e o socialista se defrontam: Bastiat, Proudhon e a renda do capital. Estante de Economia Política e História Econômica: 20 dez. 2010. Disponível em: SciELO - Brasil - Quando o liberal e o socialista se defrontam: Bastiat, Proudhon e a renda do capital Quando o liberal e o socialista se defrontam: Bastiat, Proudhon e a renda do capital. Acesso em: 15 jul 2023.
Controladoria Geral da União. Relatório de Avaliação: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome (MDS); Secretaria Nacional de Renda e Cidadania; Exercícios 2021 e 2022. 29 mar 2023. Disponível em: Pesquisa - Relatórios de Auditoria da CGU. Acesso em: 20 jul 2023.
FAGNANI, Lucas Ferraz Helene. A Lei. MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics, v. 4, n. 2, p. 576-578, 2016.
OLIVEIRA, Camila Menezes; LAGE, Matheus Mol Eyer. A ineficácia da democracia brasileira diante da espoliação legal do Auxílio Brasil. MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics. São Paulo, 2022; 10. Disponível em: View of Brazilian democracy's in effectiveness in the face of the legal spoliation of Brazilaid [Auxílio Brasil] (revistamises.org.br). Acesso em: 20 jul 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Licença Creative Commons do tipo "atribuição - uso não-comercial", BY-NC. Com permissão para copiar, distribuir, exibir, executar, bem como criar obras derivadas, vedada a finalidade comercial, sob a condição de dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.