The know-how of the nursing technician: a perspective on care / O saber-fazer do técnico de enfermagem: uma perspectiva sobre o cuidar

Autores

  • Rildo Santos Loureiro Faculdade Católica Maria Auxiliadora Em Macaé-RJ.NUPGES - Núcleo de Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde na Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa - UFF. http://orcid.org/0000-0002-6597-1399
  • Ana Lúcia Abrahão da Silva Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói - Rio de Janeiro - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0820-4329
  • Nereida Lúcia Palko dos Santos Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9882-888X
  • Donizete Vago Daher Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói- Rio de Janeiro - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6249-0808

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10156

Palavras-chave:

Técnico de enfermagem, Enfermagem, Hospitais, Processo de trabalho, Cuidado em saúde.

Resumo

Objetivo: descrever o processo de trabalho do técnico de enfermagem no ambiente hospitalar. Método: trata-se de estudo descritivo, qualitativo, cujos dados foram coletados por observação simples, com anotações em diário de campo, e entrevista semiestruturada tratadas por análise de conteúdo. Participaram nove técnicos de enfermagem de um hospital público localizado no interior do estado do Rio de Janeiro. Resultados: identificou-se que, quando faz uso das tecnologias em saúde com o usuário, o técnico de enfermagem produz o seu saber-fazer articulado com a dinâmica micropolítica do cuidado. Entretanto, a potência do momento intercessor usuário-técnico é pouco explorada durante o processo de cuidado. Conclusão: o profissional técnico de enfermagem, no seu cotidiano, pouco reconhece os momentos de ressignificação de sua prática como elemento terapêutico no cuidado com o usuário.

 

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Biografia do Autor

Rildo Santos Loureiro, Faculdade Católica Maria Auxiliadora Em Macaé-RJ.NUPGES - Núcleo de Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde na Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa - UFF.

Psicólogo. Mestre em
Ciências do Cuidado em
Saúde–EEAAC–UFF.
Professor Mestre do Curso
de Psicologia da Faculdade
Católica Salesiana. Macaé –
Rio de Janeiro -Brasil.

Ana Lúcia Abrahão da Silva, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói - Rio de Janeiro - Brasil.

Enfermeira. Pós Doutora.
Professora Titular na Escola
de Enfermagem Aurora de
Afonso Costa. Universidade
Federal Fluminense. Niterói
- Rio de Janeiro - Brasil.

Nereida Lúcia Palko dos Santos, Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro - Brasil.

Enfermeira. Doutora. Professora Associada da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro - Brasil.

Donizete Vago Daher, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói- Rio de Janeiro - Brasil.

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói- Rio de Janeiro - Brasil.

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Publicado

2021-09-22 — Atualizado em 2021-09-28

Versões

Como Citar

1.
Loureiro RS, da Silva ALA, dos Santos NLP, Daher DV. The know-how of the nursing technician: a perspective on care / O saber-fazer do técnico de enfermagem: uma perspectiva sobre o cuidar. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de setembro de 2021 [citado 26º de dezembro de 2024];13:1467-1472. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10156

Edição

Seção

Artigo Original

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