Teaching the systematization of the nursing care in an undergraduate course / O ensino sobre a sistematização da assistência de enfermagem em um curso de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.11724

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Processo de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: compreender a percepção de estudantes de um curso de graduação em enfermagem sobre o ensino da sistematização da assistência de enfermagem. Método: pesquisa de métodos mistos, realizada com 156 estudantes de um curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Foi utilizado um questionário estruturado e, posteriormente, dez estudantes selecionados aleatoriamente foram entrevistados, sendo utilizado um roteiro semiestruturado. Resultados: os estudantes revelaram ter segurança e conhecimento para implementar a sistematização da assistência de enfermagem e entendem sua importância para a autonomia, segurança e visibilidade profissional, além de avaliar positivamente a forma com que o ensino sobre a temática é desenvolvido na instituição. Conclusão: compreende-se que práticas positivas e metodologias ativas devem ser potencializadas durante a graduação, sendo necessário esforço coletivo que forneça meios para o desenvolvimento da sistematização da assistência de enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Gustavo Oliveira Silva, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras

Enfermeiro pela Escola de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte -  Campus Timbiras, pós-graduando em gestão em saúde pública e enfermagem do trabalho, servidor público federal da UFMG, onde atua no Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital das Clínicas da UFMG. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Medicina Intensiva da Faculdade de Medicina da UFMG . Membro do Núcleo de Pesquisa em Processo de Cuidado e Saúde em Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras. Atua nas linhas de pesquisa, educação e inovação em saúde, saúde do trabalhador e epidemiologia. Possui formação técnica em Segurança do Trabalho.

Marcus Luciano de Oliveira Tavares, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras

Enfermeiro graduado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Especialista em Saúde Pública (2017). Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (2020). Mestre em Saúde e Enfermagem, área de concentração "Saúde e Enfermagem", na linha de pesquisa "Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Agravos" pela Escola de Enfermagem da UFMG (2018). Doutorando em Saúde e Enfermagem, na linha de pesquisa "Epidemiologia, políticas e práticas em saúde das populações". Professor do curso de graduação em Enfermagem e da Pós-graduação da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Pesquisador nas áreas de Saúde Pública, Saúde Mental e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Pitágoras de BH.

Ana Maria de Freitas Pinheiro, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). É professora de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Desde 2006 é Coordenadora do Curso de Graduação e dos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Tem 19 anos de experiência clínica na área de Enfermagem, com ênfase em Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Metodologia da Assistência, Saúde do Adulto, Urgência e Emergência e Terapia Intensiva Adulto. Foi Coordenadora de Enfermagem de Centros de Terapia Intensiva Adulto em Belo Horizonte por 12 anos. Coautora dos livros de Sistematização da Assistência de Enfermagem em 2008, 2010 e 2019. Coautora do livro de Semiologia Bases clínicas para o processo de enfermagem (2017).

Dara Luiza Reis, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras

Discente do curso de graduação em enfermagem na Escola de Enfermagem da Faculdade Pitágoras Campus Timbiras de Belo Horizonte/MG. Estagiou efetivamente nas áreas de Segurança do Paciente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Gestão em Saúde. Durante a graduação atua como monitora acadêmica das disciplinas de Semiologia e Sistematização da Assistência de Enfermagem, adquirindo interesse em diversas linhas de estudo nessas áreas.

Aline Patrícia Rodrigues da Silva, Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - Campus Timbiras

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (2005). Especialista em Terapia Intensiva Adulto pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Referências

Tannure MC, Pinheiro AM. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2019.

Conselho Federal de Enfermagem (Brasil). Resolução COFEN nº 358 de 15 de outubro de 2009. Ed. Brasília: COFEN, 2009. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html.

Fentanes LRC, Hermann AP, Chamma RC, Lacerda MR. Autonomia profissional do enfermeiro: Revisão Integrativa. Cogitare Enferm. [Internet]. 2011 [acesso em 5 de julho 2021];16(3). Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24227.

Gonçalves, AM. Perfil diagnóstico de enfermagem admissional de pacientes com síndrome coronariana aguda [Mestrado em Enfermagem]. Belo Horizonte (Brasil): Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais; 2004. [acesso em 5 de julho 2021]. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ASOA-68ZKS6.

Tannure, Meire Chucre. Pinheiro, Ana Maria. Semiologia: Bases clínicas para o processo de enfermagem. 1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 03 de 7 de novembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União, 7 nov 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.

Rocha MMS, Mocheuti KN, Silvestre GCSB, Lima CM, Ribeiro ADN. Sistematização da assistência de enfermagem na perspectiva do docente. Journal Health NPEPS. [Internet]. 2019 [acesso em 7 de julho 2021];4(1). Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-999661.

Fetters MD, Curry LA, Creswell JW. Achieving integration in mixed methods designs-principles and practices. Health Serv Res. [Internet]. 2013 [cited 2021 jul 7];48(6Pt2). Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4097839.

Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2016.

Silva CC, Gelbcke FL, Meirelles BHS, Arruda C, Goulart S, Souza AIJ. O ensino da Sistematização da Assistência na perspectiva de professores e alunos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 2011 [acesso em 7 de julho 2021];13(2). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/12390.

Silva PGO, Ferreira SFA, Tavares MLO. O ensino sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem no Brasil: revisão da literatura. Brazilian Journal of Development. [Internet]. 2021 [acesso em 7 de julho 2021];7(5). Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/29841.

Silva IAS, Fernandes JD, Paiva MS, Silva FR, Silva LS. O ensino do processo de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE on line. [Internet]. 2018 [acesso em 7 de julho 2021];12(9). Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/235896.

Neto FRGX, Muniz CFF, Dias LJLF, Junior FD, Silva MAM, Oliveira EN. O perfil sociodemográfico dos estudantes de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Enferm Foco. [Internet]. 2017 [acesso em 7 de julho 2021];8(3). Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1532.

Bublitz S, Guido LA, Kirchhof RS, Neves ET, Lopes LFD. Perfil sociodemográfico e acadêmico de discentes de enfermagem de quatro instituições brasileiras. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 2015 [acesso em 7 de julho 2021];36(1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/ZpC8xywFzWVsmpkV4rnyrWf/?lang=pt&format=pdf.

Ministério da Educação (BR). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira Educacionais-INEP. Resumo técnico: censo da educação superior de 2019. Brasília: MEC/INEP, 2021 [acesso em 7 de julho 2021]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf.

BRASIL. Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2008. set. 26; 187(1):3. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm.

Ramos TK, Niestche EA, Cogo SB, Cassenote LG, Bock A, Martins FS. Estágio curricular supervisionado e a formação do enfermeiro: atividades desenvolvidas. Rev Enferm UFSM. [Internet]. 2018 [acesso em 8 de julho 2021];8(1). Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/28124/pdf.

Silva MC, Oliveira LP, Sadim LS. A implementação da sistematização da assistência de enfermagem no ambiente hospitalar. Braz. J. of Develop. [Internet]. 2020 [acesso em 8 de julho 2021];6(6). Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-039.

Silva EGC, Oliveira VC, Neves GBC, Guimarães TMR. O conhecimento do enfermeiro sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem: da teoria à prática. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2011 [acesso em 8 de julho 2021];45(6). Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/ddQxzyWyJjkNGZzSfrn7Dfz/?format=pdf&lang=pt.

Semachew, A. Implementation of nursing process in clinical settings: the case of three governmental hospitals in Ethiopia, 2017. BMC research notes. [Internet]. 2018 [cited 2021 jul 8];11(1). Available from: https://bmcresnotes.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13104-018-3275-z.

Khajehgoodari M, Lotfi M, Zamanzadeh V, Valizadeh L, Khalilzad P. Nursing diagnosis identification by nurses in burn wards: A descriptive cross-sectional study. Nurs Open. [Internet]. 2020 [cited 2021 jul 8];7(4). Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/nop2.470.

Parvan, K, Hosseini FA, Jasemi M, Thomson B. Attitude of nursing students following the implementation of comprehensive computer-based nursing process in medical surgical internship: a quasi-experimental study. BMC medical informatics and decision-making. [Internet]. 2021 [cited 2021 jul 10];21(1). Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33407383/.

Bastable, BS. O Enfermeiro como educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática de enfermagem. 3 ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.

Nóbrega IS, Ferreira Filho JAB, Cunha MLC, Medeiros TPG, Leal CQAM, Santos RC, Marcolino EC . Ensino remoto na enfermagem em meio a pandemia da covid-19. Rev Recien. [Internet]. 2020 [acesso em 10 de julho 2021];10(32). Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/444.

Silva JP, Garanhani ML, Guariente MHDM. Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 2014 [acesso em 14 de julho 2021];35(2). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/VCMYfKQN8MnB5xXCXtdhXdq/?lang=pt.

Publicado

2023-03-08 — Atualizado em 2023-06-30

Versões

Como Citar

1.
Silva PGO, de Oliveira Tavares ML, de Freitas Pinheiro AM, Reis DL, Rodrigues da Silva AP. Teaching the systematization of the nursing care in an undergraduate course / O ensino sobre a sistematização da assistência de enfermagem em um curso de graduação. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de junho de 2023 [citado 15º de novembro de 2024];15:e-11724. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11724

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics