Quality indicators for quality optimization in hospital pharmacy / Indicadores de qualidade para otimização da qualidade em farmácia hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12734

Palavras-chave:

Indicadores de qualidade, Serviços de farmácia, Segurança do paciente

Resumo

Objetivo: identificar, a partir de publicações científicas, indicadores de qualidade para a otimização da gestão em farmácia hospitalar. Método: revisão integrativa com levantamento bibliográfico nas bases de dados Scopus, We of Science e Medline, entre 2019 e 2023, utilizando os descritores Patient Safety, Quality Indicators e Pharmacy Service. Foram incluídos documentos em português, inglês e espanhol, com os resumos disponíveis nas bases de dados selecionadas e disponíveis na íntegra sem custos. Para análise dos documentos, aplicou-se a ferramenta CASP adaptada. Resultados: foram identificados 15 documentos na Web of Science, 24 na Scopus e dois na Medline com a temática abordada no tópico. Conclusão: as ferramentas de gestão da qualidade mais frequentemente reportadas foram as relacionadas com a definição da causa raiz. Os indicadores de qualidade utilizados para monitorar os resultados foram, principalmente, satisfação da equipe de trabalho, tempo gasto na execução das atividades e redução de erros e custos.

 

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Biografia do Autor

Jaqueline Cruz de Vasconcelos, Marinha do Brasil

Farmacêutica e mestranda do curso de Mestrado Profissional em Saúde Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense (NP-SMLTF/UERJ). 

Erica Ripoll Hamer, Rio de Janeiro State University

Doutora em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Mestre em Morfogia e Telemedicina. Docente do Mestrado Profissional em Saúde Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense (NP-SMLTF/UERJ). Atua em Ensino na Saúde nas áreas de Análises Clínicas (Hematologia), Biossegurança e Qualidade.

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Publicado

2023-05-18 — Atualizado em 2023-06-30

Versões

Como Citar

1.
Cruz de Vasconcelos J, Hamer ER. Quality indicators for quality optimization in hospital pharmacy / Indicadores de qualidade para otimização da qualidade em farmácia hospitalar. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de junho de 2023 [citado 13º de maio de 2024];15:e-12734. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12734

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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