SCIENTIFIC PRODUCTIONS OF THE HEALTH AREA IN THE ALCOHOLISM AND RELAPSE THEME: A NARRATIVE REVIEW

Autores

  • Letícia Becker Vieira UFSM
  • Leonardo de Souza Juliani UFSM
  • Stela Maris de Mello Padoin UFSM
  • Marlene Gomes Terra UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2097-2108

Palavras-chave:

Alcoolismo, recaída, grupo

Resumo

OBJETIVO: Analisar a produção científica da área da saúde na temática relacionada ao alcoolismo e recaída. MÉTODOS: Revisão narrativa, foi desenvolvida a análise de conteúdo dos artigos selecionados na base de dados LILACS e BDEnf, a busca procedeu-se no primeiro semestre de 2010, a partir das palavras “alcoolismo” and “recaída”, e, “alcoolismo” and “grupo” não houve delimitação temporal, visto que pretendeu-se analisar a produção científica acerca do tema ao longo dos anos. RESULTADOS: as 13 produções analisadas discorreram sobre questões envolvidas que puderam ser agrupadas em duas dimensões: a clínica e assistencial e a social. CONCLUSÃO: O alcoolismo está envolto por uma complexidade de fatores e é necessário reconhecê-los para se ter subsídios no seu enfrentamento. Faz-se necessário os profissionais de saúde intervir em tais dimensões para auxiliar alcoolistas em sua reintegração à família e à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Becker Vieira, UFSM

Enfermeira, mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria RS, bolsista CAPES.

Leonardo de Souza Juliani, UFSM

Enfermeiro, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria – RS.

Stela Maris de Mello Padoin, UFSM

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento e da Pós-Graduação em de Enfermagem. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS. Líder do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade.

Marlene Gomes Terra, UFSM

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento e da Pós-Graduação em Enfermagem. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade.

Downloads

Publicado

2011-07-12

Como Citar

1.
Vieira LB, Juliani L de S, de Mello Padoin SM, Terra MG. SCIENTIFIC PRODUCTIONS OF THE HEALTH AREA IN THE ALCOHOLISM AND RELAPSE THEME: A NARRATIVE REVIEW. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de julho de 2011 [citado 19º de abril de 2024];3(3):2097-108. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1301

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics