INCIDENCE OF INFECTION ASSOCIATED TO CENTRAL VENOUS CATHETERS IN A NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT

Main Article Content

Adriana Teixeira Reis
Hérica Matos De Luca
Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues
Aline Verônica de Oliveira Gomes

Resumo

Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo que objetivou  identificar o tipo de cateter venoso central (CVC) mais utilizado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) de um hospital público universitário do estado do Rio de Janeiro, estratificado por peso de nascimento e apresentar as densidades de incidência de infecção associadas aos dispositivos.  Os dados foram coletados através de análise documental nos meses de junho e julho de 2008, referentes ao período de julho a dezembro de 2007, totalizando um registro de 712 cateteres-dia. Foi verificado o cateter central de inserção periférica (CCIP/PICC) como o dispositivo mais utilizado na unidade, seguido do cateter venoso umbilical e da dissecção venosa. A densidade de incidência das infecções primárias da corrente sanguínea foi cerca de oito vezes maior nos recém-nascidos com peso ≤ 1.500g, sendo o cateter umbilical o dispositivo mais associado a essas infecções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Reis AT, De Luca HM, Rodrigues BMRD, Gomes AV de O. INCIDENCE OF INFECTION ASSOCIATED TO CENTRAL VENOUS CATHETERS IN A NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 18º de julho de 2011 [citado 5º de julho de 2022];3(3):2157-63. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1391
Seção
Research
Biografia do Autor

Adriana Teixeira Reis, UERJ/IFF

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Especialista em Pediatria e Neonatologia (UERJ). Especialista em Gestão Hospitalar (ENSP-FIOCRUZ). Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF-UERJ). Tecnologista em Saúde Pública IFF-FIOCRUZ.  

Hérica Matos De Luca

Enfermeira. Especialista em Neonatologia (UERJ). Professora Substituta do DEMI da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Enfermeira do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras - MS.

Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues

Doutora em Enfermagem. Bacharel em Filosofia.Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(FENF-UERJ). Integrante do Programa de Pós-Graduação FENF-UERJ.

Aline Verônica de Oliveira Gomes

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Especialista em Pediatria (IFF-FIOCRUZ). Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar  do Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)