IMPLEMENTATION OF RISK CLASSIFICATION IN A EMERGENCY UNIT OF A PUBLIC HOSPITAL IN RIO DE JANEIRO - AN EXPERIENCE REPORT

Autores

  • Eugenio Fuentes Pérez Júnior
  • Vanessa Galdino de Paula
  • Luiz Carlos Santiago
  • Flávia Silva de Souza
  • Harlon França Menezes
  • Jéssica de Lyra Sousa

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2723-2732

Resumo

Objetivo:. identificar critérios de gravidade dos clientes, previamente estabelecidos pelo corpo clínico do hospital e institucionalizados pela Direção na forma de Protocolo clínico, de uma forma objetiva e sistematizada; indicar a prioridade clínica com que o paciente deve ser atendido e o respectivo tempo alvo recomendado até o atendimento médico. Método:. Pesquisa quantitativa do tipo Relato de experiência com descrição do processo de implementação do projeto Triagem de Manchester em uma unidade hospitalar pública. Resultados: A avaliação da implementação, após 50.996 classificações, revelaram mudanças no perfil de atendimento e na rotina do serviço. Conclusão:. A implementação do projeto de Classificação de Risco na emergência contribuiu para proporcionar um gestão do serviço de emergência de forma mais humana. A priorização da assistência pelo método sistematizado pré definido tem assegurado aos clientes uma assistência segura e justa evitando a ocorrência de agravamentos ou óbitos nas filas de espera das emergências.

Descritores: Enfermagem; Triagem; Acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugenio Fuentes Pérez Júnior

Vanessa Galdino de Paula

Luiz Carlos Santiago

Flávia Silva de Souza

Enfermeira do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO.

Harlon França Menezes

Jéssica de Lyra Sousa

Downloads

Publicado

2012-01-27

Como Citar

1.
Júnior EFP, de Paula VG, Santiago LC, Souza FS de, Menezes HF, Sousa J de L. IMPLEMENTATION OF RISK CLASSIFICATION IN A EMERGENCY UNIT OF A PUBLIC HOSPITAL IN RIO DE JANEIRO - AN EXPERIENCE REPORT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de janeiro de 2012 [citado 19º de abril de 2024];4(1):2723-32. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1514

Edição

Seção

Experience Report

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics