“I WENT TO THE NEAREST HEALTH CLINIC...”: FREE DEMAND OF THE EMERGENCY SERVICE OF AUNIVERSITY HOSPITAL

Main Article Content

Marina Casarotto
Maria Denise Schimith
Maria de Lourdes Denardin Budó
Teresinha Heck Weiller
Bruna Sodré Simon

Resumo

OBJETIVO: compreender os motivos e necessidades que estimulam a população a buscar assistência básica de saúde em um Pronto Socorro de um hospital universitário do interior do Rio Grande do Sul. MÉTODOS: pesquisa de campo, qualitativa, descritiva e exploratória. Coleta de dados por meio de 31 entrevistas semiestruturada, trabalhadas através da análise temática. RESULTADOS: a maioria dos entrevistados era mulheres e a faixa etária predominante entre 20 e 50 anos. Principais motivos foram: falta de resolutividade na atenção básica, seguido pela falta e demora no apoio diagnóstico; o horário de distribuição de senhas na atenção básica; demora da consulta em especialidades médicas e falta de médico na rede básica. CONCLUSÃO: profissionais da saúde, dentre eles a enfermagem, e gestores precisam se aliar à população no enfrentamento dessa problemática, discutindo e pactuando estratégias para atender às necessidades de saúde, buscando um atendimento que vise à universalidade, equidade e integralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Casarotto M, Schimith MD, Budó M de LD, Weiller TH, Simon BS. “I WENT TO THE NEAREST HEALTH CLINIC. ”: FREE DEMAND OF THE EMERGENCY SERVICE OF AUNIVERSITY HOSPITAL. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de setembro de 2012 [citado 30º de março de 2023];4(3):2712-21. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1547
Seção
Research
Biografia do Autor

Marina Casarotto

Maria Denise Schimith, UFSM

Maria de Lourdes Denardin Budó, UFSM

Teresinha Heck Weiller, UFSM

Bruna Sodré Simon, UFSM

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)