THE DELAY IN DIAGNOSIS OF TUBERCULOSIS

Autores

  • Rute Santos Lafaiete EEAN/UFRJ
  • Fabiana Barbosa Assumpção de Souza Unirio
  • Maria Catarina Salvador da Motta EEAN/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.174-180

Palavras-chave:

Tuberculose, Diagnóstico Tardio, Saúde Pública

Resumo

A tuberculose continua sendo a maior causa de morbidade e mortalidade em muitos países constituindo-se um problema de saúde pública. Diagnosticar e tratar os casos de tuberculose são as principais medidas para o controle da doença. Para tanto, há a necessidade de um diagnóstico sem atrasos a fim de minimizar os danos a saúde do indivíduo e população. O objetivo desta revisão de literatura foi investigar estudos relacionados ao atraso do diagnóstico da tuberculose no período de 2005 a 2010. Conclui-se que o atraso não é uma preocupação recente principalmente nos países com altos índices de tuberculose. Quanto ao tipo de atraso, faz-se necessário investigar se é do serviço de saúde ou dos indivíduos com tuberculose. De forma geral, os aspectos que influenciam no tempo para o diagnóstico da TB estão relacionados com cada localidade, que possuem características peculiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rute Santos Lafaiete, EEAN/UFRJ

Enfermeira pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica no projeto Os Serviços de Atenção Básica de Saúde nas Ações de Controle da Tuberculose no Rio de Janeiro.Atualmente participa como mestranda do Projeto Multicentrico intitulado Atraso no Diagnóstico da Tuberculose: Análises das Causas em Diferentes Regiões do Brasil.

Fabiana Barbosa Assumpção de Souza, Unirio

Doutorado em Ciências- Clínica Médica - Pneumologia (UFRJ, 2006), Mestrado em Enfermagem (UNIRIO, 1999). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1992), Aperfeiçoamento em Pneumologia Sanitária (FIOCRUZ/CRPHF, 1996), Graduação Em Enfermagem (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, 1989). Experiência em Coordenação de Pesquisa, com formação pelo "Institute for Johns Hopkins Nursing". Professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO, Professora Responsável pelas Disciplinas Atenção de Enfermagem à Pessoas com Pneumopatias e Estágio Curricular de Enfermagem na Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso. Diretora do Departamento de Pesquisa da UNIRIO. Pesquisadora da REDE-TB.

Maria Catarina Salvador da Motta, EEAN/UFRJ

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (1985), mestrado em Saúde da Comunidade pela Escola de Enfermagem da Universidade do Texas (1993) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2008), Pós-Doutorado pela Johns Hopkins University (2009), é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem e da Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem . Atualmente é Vice Diretora do Hospital Escola São Francisco de Assis, tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Tuberculose, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, informática, prevenção, educação e saúde. Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose - REDE TB

Publicado

2013-04-20

Como Citar

1.
Lafaiete RS, de Souza FBA, da Motta MCS. THE DELAY IN DIAGNOSIS OF TUBERCULOSIS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 20º de abril de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(3):174-80. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1602

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics