THE EXHAUSTION OF NURSING: A INTEGRATIVE REVIEW OF THE BURNOUT SYNDROME IN ICU

Main Article Content

Daniel Aragão Machado
Thiago Quinellato Louro
Nébia Maria Almeida de Figueiredo
Lucia Marques Alves Vianna

Resumo

Objetivo: Diagnosticar o conhecimento sobre estresse psicológico, como gerador da síndrome de burnout (SB) na equipe de enfermagem; verificar a influência da SB na atuação destes profissionais que trabalham em UTI.

Métodos: Revisão integrativa realizada em três dias consecutivos nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Scielo, Cochrane Library, CINAHL e EMBASE.

Resultados: A metodologia descritiva foi a mais utilizada (44,11%). Melhor qualificação profissional significa menor predisposição à SB. Ambientes saudáveis e melhores condições de trabalho refletem diretamente na saúde e na qualidade da assistência prestada pelos profissionais. O trabalho em UTI aliado a SB geram alterações psicológicas (depressão e ansiedade) e nos níveis de felicidade. São considerados fatores estressores: situações que envolvam morte, doação de órgãos e o relacionamento com familiares. Sofrimento moral (sentimento de estar fazendo a coisa certa) foi uma questão encontrada nos estudos como possível causadora da SB.

Conclusão: O estresse psicológico na UTI influencia na atuação do profissional de enfermagem, sendo a fonte geradora de conflitos e SB.

Descritores: Esgotamento Profissional; Estresse Psicológico; Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Machado DA, Louro TQ, Figueiredo NMA de, Vianna LMA. THE EXHAUSTION OF NURSING: A INTEGRATIVE REVIEW OF THE BURNOUT SYNDROME IN ICU. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 12º de setembro de 2012 [citado 20º de agosto de 2022];4(4):2765-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1605
Seção
Review
Biografia do Autor

Daniel Aragão Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências – UNIRIO, Professor Assitente do Departamento de Enfermagem Fundamental - UNIRIO. Endereço: Rua Silveira Martins 146 C01 – Catete – Rio de Janeiro/RJ. CEP: 22221-000. E-mail: daragao23@gmail.com

Thiago Quinellato Louro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Temporário no Departamenteo de Enfermagem Fundamental - UNIRIO. Professor da Escola de Enfermagem da Faculdade Castelo Branco.

Nébia Maria Almeida de Figueiredo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental - UNIRIO

Lucia Marques Alves Vianna, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>