Investigating precursor lesions of cancer of the uterine cervix in a town in Rio Grande do Norte

Main Article Content

Liedna Maria Paiva
Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador
Kisna Yasmin Andrade Alves
Cilene Nunes Dantas

Resumo

Objetivo: identificar os tipos de lesões precursoras do câncer do colo do útero mais prevalentes em mulheres residentes de uma zona rural de São José de Mipibu, Rio Grande do Norte, Brasil. Métodos: trata-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva, delineado sob a forma de uma pesquisa documental. A amostragem englobou as mulheres que realizaram citologia oncótica na Unidade de Saúde da comunidade estudada, de 2005 a 2009, totalizando 782 mulheres. Resultados: foram tecidas considerações acerca da microbiologia, do diagnóstico descritivo e das atipias celulares distribuídas por faixa etária encontradas nos resultados de citologia oncótica, com posteriores reflexões acerca do papel do enfermeiro na prevenção do câncer cérvico-uterino. Conclusão: Concluiu-se que a prevenção do câncer do colo do útero ainda continua sendo um desafio para a saúde da mulher. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Paiva LM, Candido de Oliveira Salvador PT, Andrade Alves KY, Nunes Dantas C. Investigating precursor lesions of cancer of the uterine cervix in a town in Rio Grande do Norte. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 6º de novembro de 2013 [citado 4º de julho de 2022];5(5):131-4. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1645
Seção
Review
Biografia do Autor

Liedna Maria Paiva, FACEX RN

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX RN).

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, FACEX RN

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem (LABTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Kisna Yasmin Andrade Alves, FACEX RN

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem (LABTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Cilene Nunes Dantas, FACEX RN

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Docente do Curso de Enfermagem da FACEX/RN. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)