WOMEN WITH BREAST CANCER UNDERWENT CHEMOTHERAPY: NURSING ASSISTANCE THROUGH A CONTEXTUAL ANALYSIS

Main Article Content

Marta Batista da Silva
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda
João Mário Pessoa Júnior
Francis Solange Vieira Coutinho

Resumo

Objetivo: Analisar o fenômeno das complicações e toxidades produzidas pelo uso da quimioterapia em mulheres com câncer de mama e as ações de enfermagem. Método: Optou-se pelas bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Enfermagem e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), bem como em livros, dissertações. Utiliza-se o referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress para compreender o fenômeno a partir dos níveis contextuais definidas em quatro camadas interativas distintas entre si; o contexto imediato, o contexto específico, o contexto geral e o metacontexto. Resultados: Os resultados apontam para mulheres com câncer de mama (imediato), efeitos dos quimioterápicos e ações de enfermagem (específico), mudanças na vida cotidiana (geral) e A Política Nacional de Atenção Oncológica (metacontexto). Conclusão: Ressalta-se como contribuição do estudo a valorização de uma assistência humanizada, visando à melhora do mesmo, normalizando suas alterações nas suas necessidades bio-psico-sócio-esperituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva MB da, Miranda FAN de, Pessoa Júnior JM, Coutinho FSV. WOMEN WITH BREAST CANCER UNDERWENT CHEMOTHERAPY: NURSING ASSISTANCE THROUGH A CONTEXTUAL ANALYSIS. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 30º de maio de 2013 [citado 17º de maio de 2022];5(3):264-72. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1755
Seção
Review
Biografia do Autor

Marta Batista da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGENF/UFRN).

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Doutor, Docente do Departamento de Enfermagem da UFRN, Coordenador do PGENF/UFRN.

João Mário Pessoa Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Mestrando em Enfermagem pelo PGENF/UFRN. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/REUNI).

Francis Solange Vieira Coutinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutora, Docente do Departamento de Enfermagem da UFRN, Vice-Coordenadora do PGENF/UFRN.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>