DISCOURSE ABOUT HUMAN ANATOMY IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF NURSING

Main Article Content

Paulo Sérgio da Silva
Suelen Lacerda Dias
Janine de Carvalho Freitas Henriques
Elizane Ferreira Soares
Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Resumo

Objetivos: Identificar a integração dos conhecimentos anatômicos aos semiotécnicos na formação universitária em enfermagem. Metodologia: O método utilizado foi qualitativo e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada que contou com vinte e quatro estudantes de enfermagem de um Centro Universitário privado localizado na região serrana do Rio de Janeiro. Resultados: Foram construídas três categorias que permitiu a discussão da Anatomia Humana no currículo de enfermagem; perceber os desafios e as potencialidades na integração dos conhecimentos morfológicos com os fundamentos de enfermagem, sobretudo nos módulos de prática profissional. Conclusão: A anatomia humana emerge no currículo de forma expressiva nos períodos iniciais da formação, isso dificulta a integração com os componentes semiotécnicos da enfermagem fundamental, entretanto o currículo integrado sobre a perspectiva da espiral construtivista se apresentou como um componente pedagógico potente para facilitar a integração entre as áreas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva PS da, Dias SL, Henriques J de CF, Soares EF, Figueiredo NMA de. DISCOURSE ABOUT HUMAN ANATOMY IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF NURSING. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 19º de dezembro de 2012 [citado 18º de maio de 2022];5(1):3136-49. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1845
Seção
Research
Biografia do Autor

Paulo Sérgio da Silva, UNIFESO

Possui Graduação em Enfermagem (2008) e especialização em Processos de Mudança nos Serviços de Sáúde e no Ensino Superior, ambas realizadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos (2009). Atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professor do Curso de Graduação de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos – Teresópolis – RJ.

Suelen Lacerda Dias, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Graduanda do oitavo período do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO – Teresópolis – RJ.

Janine de Carvalho Freitas Henriques, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Graduanda do oitavo período do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO – Teresópolis – RJ.

Elizane Ferreira Soares, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Graduanda do oitavo período do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO – Teresópolis – RJ.

Nébia Maria Almeida de Figueiredo, UNIRIO

Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>