PREVENTION OF SEXUALLY TRANSMITTED DISEASES: THE VISION OF A GROUP OF ELDERLY

Main Article Content

Francisca Cecília Viana Rocha
Samanta Belo da Silva Melo
Nataly Nunes Chaves
Fernando José Guedes da Silva Junior
Cristina Maria Miranda de Sousa
Eucário Leite Monteiro Alves

Resumo

Objetivo: Descrever e analisar a visão de um grupo de idosos a cerca da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Utilizou-se para coleta de dados um roteiro de entrevista semi-estruturada. Os sujeitos foram 20 idosos que participam do Programa Terceira Idade em ação da Universidade Federal do Piauí. Os dados foram categorizados, analisados e discutidos conforme o referencial teórico. Resultados: percebeu-se que os idosos possuem certo esclarecimento sobre as DST, sobretudo a AIDS. Conclusão: a maioria reconhece no uso do preservativo a forma de prevenção mais adequada e muitos entrevistados demonstraram preconceito quanto ao uso do preservativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Rocha FCV, Melo SB da S, Chaves NN, Junior FJG da S, Sousa CMM de, Alves ELM. PREVENTION OF SEXUALLY TRANSMITTED DISEASES: THE VISION OF A GROUP OF ELDERLY. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 24º de abril de 2012 [citado 4º de outubro de 2022];(Supl.):63-9. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1935
Seção
Research
Biografia do Autor

Francisca Cecília Viana Rocha, Faculdade NOVAFAPI

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Professora da Faculdade NOVAFAPI.

Samanta Belo da Silva Melo, Faculdade NOVAFAPI.

Enfermeira pela Faculdade NOVAFAPI.

Nataly Nunes Chaves, Faculdade NOVAFAPI

Enfermeira pela Faculdade NOVAFAPI.

Fernando José Guedes da Silva Junior, Faculdade NOVAFAPI

Enfermeiro pela Faculdade NOVAFAPI.

Cristina Maria Miranda de Sousa, Programa de Mestrado em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora do Programa de Mestrado em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Eucário Leite Monteiro Alves, Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da NOVAFAPI

Doutor em cirurgia torácica e cardiovascular. Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da NOVAFAPI.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)