FAMILY CAREGIVER: LEARNING TO CARE FOR THE ELDERLY AT HOME

Autores

  • Francisca Cecília Viana Rocha Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI)
  • Wânia Cristina Leal Barbosa Santos Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI)
  • Valquíria Ferreira Lima Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI). Teresina. Piauí.
  • Maria Eliéte Batista Moura Professora da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.
  • Cristina Maria Miranda de Sousa Programa de Mestrado em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.
  • Claudete Ferreira de Sousa Monteiro Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da NOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..19-27

Palavras-chave:

Cuidador familiar, Idoso, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores familiares para cuidar de idosos no domicílio. Metódo: Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada. Os sujeitos foram 21 cuidadores familiares de idosos atendidos na Estratégia Saúde da Família de Teresina-PI. Resultados: Os dados foram apresentados em categorias temáticas que mostraram as formas de cuidar do cuidador familiar e os fatores que dificultam o seu cotidiano. O estudo revelou que os cuidadores familiares passam por períodos de conflitos, causados pela alta responsabilidade em cuidar de um parente idoso provocando uma sobrecarga para o cuidador. Conclusão: A enfermagem necessita elaborar ações que objetivem oferecer suporte aos cuidadores familiares, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida do cuidador e do idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Cecília Viana Rocha, Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI). 

Wânia Cristina Leal Barbosa Santos, Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI)

Enfermeira pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI). Teresina. Piauí.

Valquíria Ferreira Lima, Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI). Teresina. Piauí.

Enfermeira pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI). Teresina. Piauí.

Maria Eliéte Batista Moura, Professora da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Pós-Doutora pela Universidade Aberta de Lisboa – Portugal. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFRJ. Professora da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Professora da Graduação e do Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPI.

Cristina Maria Miranda de Sousa, Programa de Mestrado em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora do Programa de Mestrado em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Claudete Ferreira de Sousa Monteiro, Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da NOVAFAPI

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFRJ. Professora da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Professora da Graduação e do Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPI.

Downloads

Publicado

2012-04-19

Como Citar

1.
Rocha FCV, Santos WCLB, Lima VF, Moura MEB, Sousa CMM de, Monteiro CF de S. FAMILY CAREGIVER: LEARNING TO CARE FOR THE ELDERLY AT HOME. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de abril de 2012 [citado 29º de março de 2024];(Supl.):19-27. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1939

Plum Analytics