FEELINGS EXPRESSED BY MOTHERS OF PREMATURE NEWBORNS ADMITTED TO THE NEONATAL ICU

Main Article Content

Alcineide Mendes de Sousa
Carleandra da Silva Mota
Ionárya Araújo Costa da Cruz
Sayonara dos Santos Mendes
Maria do Carmo de Carvalho e Martins
Maria Eliete Batista Moura

Resumo

Objetivo: Descrever os sentimentos de mães de neonatos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de uma Maternidade Pública de Teresina–PI Método: Estudo qualitativo realizado com 18 mães de filhos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva. A produção dos dados ocorreu entre agosto e outubro de 2009 através de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Resultados: A pesquisa possibilitou identificar e compreender os sentimentos e necessidades maternas diante da internação do filho, representando uma situação de sofrimento e fragilidade. Conclusão: Os sentimentos destacados foram: tristeza, culpa, medo, esperança, frustração, preocupação e conforto. Foi possível perceber que estas mães apresentam-se bastante fragilizadas e vivendo um intenso momento de crise. Sugere-se maior atenção e assistência profissional às mães. A implementação de um grupo de apoio para compartilhar experiências com outros pais, além de minimizar seus medos e ansiedades, permitiria um melhor acolhimento destes, incentivando-os a participarem do cuidado ao filho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Sousa AM de, Mota C da S, Cruz IAC da, Mendes S dos S, Martins M do C de C e, Moura MEB. FEELINGS EXPRESSED BY MOTHERS OF PREMATURE NEWBORNS ADMITTED TO THE NEONATAL ICU. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de abril de 2012 [citado 8º de junho de 2023];(Supl.):100-1. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1943
Seção
Research
Biografia do Autor

Alcineide Mendes de Sousa, Curso de Enfermagem da Faculdade NOVAFAPI, Teresina – PI.

Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade NOVAFAPI, Teresina – PI.  

Carleandra da Silva Mota, NOVAPI

Graduada em Enfermagem pela Faculdade NOVAFAPI, Teresina – PI. 

Ionárya Araújo Costa da Cruz, NOVAPI

Graduada em Enfermagem pela Faculdade NOVAFAPI.

Sayonara dos Santos Mendes, NOVAPI

Graduada em Enfermagem pela Faculdade NOVAFAPI.

Maria do Carmo de Carvalho e Martins, Universidade Federal do Piauí; Professora titular da Faculdade NOVAFAPI, Teresina–Piauí.

Doutora em Ciências Biológicas. Professora adjunta do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí; Professora titular da Faculdade NOVAFAPI, Teresina–Piauí. 

Maria Eliete Batista Moura, Programa de Mestrado em Enfermagem e da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Pós-Doutora pela Universidade Aberta de Lisboa – Portugal. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Mestrado em Enfermagem e da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>