CAREGIVER’S RELATIONSHIP WITH SOCIETY AND THE PERSON WITH SCHIZOPHRENIA

Autores

  • Israel Coutinho Sampaio Lima Faculdade Santo Agostinho (FSA), Teresina-PI-Brasil
  • Maria Enoia Dantas da Costa e Silva UFPB
  • Andréia Rodrigues Moura da Costa Valle UFPB
  • Maria Eliete Batista Moura UFPB
  • José Nazareno Pearce de Oliveira Brito UFPB, NOVAFAPI
  • Elyrose Sousa Brito Rocha EEARP/USP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..84-91

Palavras-chave:

Esquizofrenia, Relações familiares, Psiquiatria

Resumo

Objetivo: Analisar a relação do cuidador e da sociedade com a pessoa com esquizofrenia. Métodos: Estudo descritivo-exploratório realizado no Centro de Apoio Psicossocial II de Teresina-PI, com nove cuidadores de pessoas com esquizofrenia que aceitaram participar do estudo. Os dados foram coletados por meio da entrevista com roteiro semi-estruturado, as quais foram organizadas em categorias semânticas. Resultados: Aborda a esquizofrenia enquanto geradora de conflito no meio familiar e a cisão social. Constatou-se conflitos sentimentais no núcleo familiar causando sua desestruturação antes do inicio do tratamento. A sociedade, por sua vez, vê a pessoa com esquizofrenia como parte de sua realidade, acolhendo-a no âmbito social, contudo, atribui ao cuidador a responsabilidade de sua vigília, sobrecarregando-o. Conclusão: O cuidador e a sociedade necessitam de apoio profissional para melhor compreenderem a problemática vivenciada, somando esforços com as instituições responsáveis pela recuperação destas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Coutinho Sampaio Lima, Faculdade Santo Agostinho (FSA), Teresina-PI-Brasil

Faculdade Santo Agostinho (FSA), Teresina-PI-Brasil. 

Maria Enoia Dantas da Costa e Silva, UFPB

 Enfermeira. Mestre em Enfermagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora da Faculdade Santo Agostinho (FSA) e Faculdade NOVAFAPI, Teresina-PI-Brasil. 

Andréia Rodrigues Moura da Costa Valle, UFPB

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.Teresina-Piauí-Brasil. 

 

Maria Eliete Batista Moura, UFPB

Pós-Doutora pela Universidade Aberta de Lisboa – Portugal. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFRJ. Professora da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Professora da Graduação e do Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPI.  

José Nazareno Pearce de Oliveira Brito, UFPB, NOVAFAPI

 Doutor em Ciências Médicas. Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Elyrose Sousa Brito Rocha, EEARP/USP

Elyrose Sousa Brito Rocha – Doutora em Enfermagem pela EERP/USP.

Downloads

Publicado

2012-04-26

Como Citar

1.
Lima ICS, Silva MED da C e, Valle ARM da C, Moura MEB, Brito JNP de O, Rocha ESB. CAREGIVER’S RELATIONSHIP WITH SOCIETY AND THE PERSON WITH SCHIZOPHRENIA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de abril de 2012 [citado 29º de março de 2024];(Supl.):84-91. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1944

Plum Analytics