PALLIATIVE CARE IN THE UTI: NURSES' UNDERSTANDING

Autores

  • Nara Calazans Balbino Barros Faculdade de Enfermagem Santa Emília de Rodat (FASER)
  • Estela Rodrigues Paiva Alves Universidade de Pernambuco
  • Cecília Danielle Bezerra Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Maria Djair Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Inácia Sátiro Xavier de França Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Eliane Moreira Freire Universidade Federal da Paraíba e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3293-3301

Palavras-chave:

Enfermagem, Unidade de terapia intensiva, Cuidados paliativos.

Resumo

Objetivo: investigar a compreensão dos enfermeiros sobre cuidados paliativos. Método: estudo qualitativo realizado em abril e maio de 2011 com seis enfermeiras da UTI de um hospital público de João Pessoa/PB. Utilizou-se um questionário contendo dados de caracterização da amostra e três questões norteadoras. As informações foram analisadas conforme a técnica Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santa Emília de Rodat, n° 014/2011. Resultados: ideias centrais identificadas: 1) ações multiprofissionais que visam promover bem estar aos pacientes e seus familiares através do alívio da dor e de problemas físicos, psicossociais e espirituais. 2) ações que proporcionam conforto e alívio da dor. 3) cuidados importantes e necessários ao paciente e família, realizado por profissionais de saúde, visando uma morte sem dor e sofrimento. Conclusão: parte dos enfermeiros apresentam respostas que fogem à essência do cuidado paliativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Calazans Balbino Barros, Faculdade de Enfermagem Santa Emília de Rodat (FASER)

Especialista em Enfermagem em UTI.

Estela Rodrigues Paiva Alves, Universidade de Pernambuco

Mestre em Enfermagem em Promoção à Saúde pelo Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEn-UPE/UEPB). Docente do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

Cecília Danielle Bezerra Oliveira, Universidade de Pernambuco

Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEn-UPE/UEPB).

Maria Djair Dias, Universidade Federal da Paraíba

Docente Associada do Departamento de Enfermagem Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Inácia Sátiro Xavier de França, Universidade Estadual da Paraíba

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEn-UPE/UEPB).

Maria Eliane Moreira Freire, Universidade Federal da Paraíba e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP)

Doutoranda do programa DINTER da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP). Docente da Universidade Federal da Paraíba (DENC/UFPB).

Downloads

Publicado

2013-01-14

Como Citar

1.
Barros NCB, Alves ERP, Oliveira CDB, Dias MD, França ISX de, Freire MEM. PALLIATIVE CARE IN THE UTI: NURSES’ UNDERSTANDING. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de janeiro de 2013 [citado 27º de dezembro de 2024];5(1):3293-301. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1954

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics