TRAINING OF NURSES FOR FAMILY HEALTH STRATEGY

Autores

  • Maria Eliete Batista Moura Universidade Federal do Piauí
  • Claudete Ferreira de Souza Monteiro Universidade Federal do Piauí
  • Rossandra Ribeiro Marreiros de Araújo NOVAPI
  • Magda Rógéria Pereira Viana NOVAPI
  • Márcia Sousa Santos NOVAPI
  • Leônidas Reis Pinheiro Moura NOVAPI

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..129-134

Resumo

Este estudo propõe refletir sobre a formação dos enfermeiros para atuação na Estratégia Saúde da Família. O processo de modernização científica e tecnológica que tem alterado a construção do conhecimento e as relações com o mundo do trabalho, produz discussões sobre a necessidade de mudanças na formação desses profissionais. Tal processo indica uma formação com um novo perfil de enfermeiros, capaz de atender as necessidades de saúde no contexto atual, possibilitando a quebra de paradigmas e a formação de novos conceitos que desenvolva ampla visão das questões de saúde, discuta seus determinantes e condicionantes, elenque prioridades e planeje ações em equipe, em espaço comunitário, permeado por saberes científicos e do senso comum, no qual o usuário é protagonista de seu próprio cuidado.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eliete Batista Moura, Universidade Federal do Piauí

Pós-Doutora pela Universidade Aberta de Lisboa – Portugal. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Mestrado em Enfermagem e da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI. 

Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Mestrado em Enfermagem e da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI.

 

Rossandra Ribeiro Marreiros de Araújo, NOVAPI

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI.

Magda Rógéria Pereira Viana, NOVAPI

 Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI.

Márcia Sousa Santos, NOVAPI

 Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI. 

Leônidas Reis Pinheiro Moura, NOVAPI

 Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família e Formação Pedagógica na área da Saúde. Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI.

Downloads

Publicado

2012-04-27

Como Citar

1.
Moura MEB, Monteiro CF de S, Araújo RRM de, Viana MRP, Santos MS, Moura LRP. TRAINING OF NURSES FOR FAMILY HEALTH STRATEGY. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de abril de 2012 [citado 29º de março de 2024];(Supl.):129-34. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1962

Plum Analytics