TRAINING OF NURSES FOR FAMILY HEALTH STRATEGY

Main Article Content

Maria Eliete Batista Moura
Claudete Ferreira de Souza Monteiro
Rossandra Ribeiro Marreiros de Araújo
Magda Rógéria Pereira Viana
Márcia Sousa Santos
Leônidas Reis Pinheiro Moura

Resumo

Este estudo propõe refletir sobre a formação dos enfermeiros para atuação na Estratégia Saúde da Família. O processo de modernização científica e tecnológica que tem alterado a construção do conhecimento e as relações com o mundo do trabalho, produz discussões sobre a necessidade de mudanças na formação desses profissionais. Tal processo indica uma formação com um novo perfil de enfermeiros, capaz de atender as necessidades de saúde no contexto atual, possibilitando a quebra de paradigmas e a formação de novos conceitos que desenvolva ampla visão das questões de saúde, discuta seus determinantes e condicionantes, elenque prioridades e planeje ações em equipe, em espaço comunitário, permeado por saberes científicos e do senso comum, no qual o usuário é protagonista de seu próprio cuidado.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Moura MEB, Monteiro CF de S, Araújo RRM de, Viana MRP, Santos MS, Moura LRP. TRAINING OF NURSES FOR FAMILY HEALTH STRATEGY. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 27º de abril de 2012 [citado 24º de janeiro de 2022];(Supl.):129-34. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1962
Seção
Research
Biografia do Autor

Maria Eliete Batista Moura, Universidade Federal do Piauí

Pós-Doutora pela Universidade Aberta de Lisboa – Portugal. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Mestrado em Enfermagem e da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI. 

Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Mestrado em Enfermagem e da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI.

 

Rossandra Ribeiro Marreiros de Araújo, NOVAPI

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI.

Magda Rógéria Pereira Viana, NOVAPI

 Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI.

Márcia Sousa Santos, NOVAPI

 Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI. 

Leônidas Reis Pinheiro Moura, NOVAPI

 Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família e Formação Pedagógica na área da Saúde. Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Teresina – PI.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>